Atender com respeito, carinho e sensibilidade. Estes são alguns dos objetivos da Prefeitura de Itapevi, que oferece desde segunda-feira (29) treinamento especializado e motivacional “Atendimento com Propósito” para cerca de 130 servidores públicos da área de atendimento ao público e gestão da Secretaria de Saúde.

Essa é uma das 20 ações do Itapevida, iniciativa que pretende garantir a qualidade no atendimento da saúde de Itapevi e transformar o atendimento clínico na rede municipal. O programa foi lançado no dia 17 de julho.

Receberam capacitação de oito horas na Secretaria de Educação de Itapevi, no Centro, lideranças e funcionários públicos que lidam diariamente com atendimento ao público nos setores administrativos, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), USF (unidades de Saúde da Família), Centro de Referência da Mulher, CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial), os três Prontos Socorros, SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e Centro Reab (Reabilitação) município. O treinamento foi concluído nesta sexta-feira (2) com a entrega dos certificados aos participantes.

Sobre o Itapevida

É uma resposta da Prefeitura aos problemas enfrentados na área da Saúde do município. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde – que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.

O Itapevida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

O Itapevida já entregou nova frota de ambulâncias e alimentação nos três Prontos-Socorros. E está em andamento a reforma de 10 unidades de saúde; implementação de unidades modelo; criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil; criação de Centro de Hemodiálise e do Centro Integrado de Saúde (CIS); implementação do novo CAPS Infantil; instalação da Farmácia Central na Praça 18 de Fevereiro; criação da nova Unidade de Saúde da Família no bairro Chácara Santa Cecília; entrega da Unidade Móvel de Saúde e contratação de médicos e profissionais de saúde.