Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Itapevi resgatou um cão filhote de cerca de seis meses e um gato também filhote de quatro meses vítimas de abandono e maus-tratos animais. Ambos foram encontrados na Rua Daniel Aragão, em Amador Bueno.

Os animais foram socorridos por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi e da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Os profissionais chegaram até o local após denúncias anônimas de que havia um cão trancado dentro do gabinete de uma pia sem ventilação e um gato, que, embora solto, não tinham alimentos e tampouco água para beber.

Os animais foram recolhidos, encaminhados pelo Canil conveniado da Prefeitura, onde passam bem e receberam atendimento veterinário.

O caso foi encaminhado para delegacia de Itapevi. O dono do animal deverá prestar depoimento e esclarecer o caso de abandono e os maus-tratos contra os animais. Ele não foi encontrado durante o flagrante, ele é locatário do imóvel.

Assim que localizado pelas autoridades policiais, o proprietário dos animais deverá ser autuado no artigo 29, da Resolução 48/2014 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que determina que a prática do ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos implica em multa no valor de R$ 3 mil.

Segundo o diretor do Departamento de Cuidados e Proteção Animal da Prefeitura, Wander Silva, havia também um local insalubre. “Os animais foram encontrados mediante sujeira de fezes e urina e sob condição de sofrimento”, explica.

Vale lembrar ainda que desde maio deste ano, a Prefeitura sancionou a legislação 2.683/2019, que impede pessoas que cometeram maus-tratos ou abandono de animais a obterem novamente a guarda ou adotem outros animais na cidade. Neste caso, uma ação penal inviabiliza que o dono tenha os animais de volta sob a sua guarda.

Como denunciar

A Prefeitura criou, em julho do ano passado, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, a primeira do tipo em toda a Região Oeste, com o objetivo de desenvolver políticas públicas de bem-estar animal – incluindo a fiscalização de maus-tratos.

Para denunciar casos desse tipo, a população pode acionar o telefone 0800-6006428, da Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo, ou também a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais (Rua Heloisa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi), pelo número 4205-0862.

As denúncias também podem ser realizadas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h ás 17h. O e-mail para contato é bemestardoanimal.smada@gmail.com.