A Prefeitura de Itapevi inaugurou, na manhã desta quarta-feira (24), as novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infanto juvenil Ciranda, na Ladeira Hugo Michelotti, 5, na região Central.

O equipamento funciona numa casa térrea e cumpre todas as normas de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção.

O novo espaço também atende a uma antiga reivindicação dos usuários por conta da localização da antiga unidade.

“Agora ficou muito melhor. Na região central temos mais opções de transporte, já que o novo endereço fica perto da estação de trem”, afirma Rita de Matos, moradora do Monte Serrat e mãe do Isac, de 12 anos, que é atendido pela equipe multidisciplinar do CAPS.

Karina Aparecida de Oliveira é moradora da Vila Santa Rita e frequenta o espaço com o filho Luan, de sete anos, e o sobrinho Gabriel, de 14. Ela também aprovou o equipamento.

“Ficou muito melhor, mais perto de tudo. As crianças adoraram e é isso o que mais importa. Aqui eles estão felizes, são bem-atendidos e se sentem em casa”, diz.

Atendimento
O CAPS Infantojuvenil Ciranda atende mensalmente 400 crianças e jovens de até 17 anos, que necessitam de atenção psicológica e psiquiátrica.

O espaço possui salas para atendimento clínico, oficinas e brinquedoteca, além de ambientes administrativos, entre outros.

Uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psiquiatras, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeira atende no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O atendimento é destinado a crianças e jovens autistas e com transtornos graves e severos, como esquizofrenia, por exemplo.

“Acolhemos a todos que necessitam de atenção. Alguns frequentam o local uma vez por semana, outros duas vezes. Depende muito da necessidade de cada um”, explica Viviane Alessandra da Costa, chefe do equipamento.

ItapeVida

Garantir qualidade no atendimento da saúde de Itapevi. Esse é o objetivo do ItapeVida, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal.

Lançado na quarta-feira (17), o programa é uma resposta da Prefeitura a problemas de atendimento observados na saúde por todo o país.

Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

Para isso, o ItapeVida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Confira as ações previstas pelo ItapeVida:

Realizadas
1) Entrega de nova frota de ambulâncias

2) Alimentação nos três Prontos Socorros

3) Implementação do novo CAPS Infantil

Em andamento

4) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde

5) Implementação de unidades modelo

6) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil

7) Criação de Centro de Hemodiálise

8) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)

9) Instalação da Farmácia Central na Praça 18

10) Criação da nova Unidade de Saúde da Família no bairro Chácara Santa Cecília

11) Entrega da Unidade Móvel de Saúde

12) Contratação de médicos e profissionais de saúde

Em projeto

13) Reforma e Ampliação do PS Central

14) Criação do PS Infantil

15) Construção do novo PS Amador Bueno

16) Construção do novo PS Cardoso

17) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h

18) Atendimento expandido até às 19h nas USF’s Vitápolis e Suburbano

19) Construção de UBS na Cohab

20) Construção de UBS no Jardim Briquet