Iniciativa pretende fomentar ensino técnico profissionalizante, mostrando os benefícios dos programas de estágio e aprendizagem

Uma parceria inédita entre a Prefeitura e o CIEE (Centro Integração Empresa Escola) pretende movimentar a Praça 18 de Fevereiro, no Centro, nesta quinta-feira (12). É a “Ação CIEE em Movimento”, que acontece das 8h às 17h.

Profissionais da administração municipal e do CIEE estarão à disposição dos jovens, apresentando os benefícios dos programas de estágio e de aprendizagem como instrumento de fomento ao primeiro emprego, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas.

A ação é voltada a pessoas com idade entre 14 e 24 anos e PCD (Pessoas com Deficiência) sem limite de idade, que estejam cursando ou tenham completado o Ensino Médio.

A Ação CIEE em Movimento é um programa itinerante iniciado neste ano pela instituição. A iniciativa visa cadastrar estudantes na plataforma, distribuir brindes e folhetos informativos ao público. Nesta ação, assim como em outras já realizadas pelo CIEE, a média de público é de cerca de 500 jovens.

O evento vem de encontro à lei municipal n°2.639, de 19 de fevereiro de 2019, que institui o Programa Municipal de Aprendizagem de Itapevi e funciona como instrumento de fomento ao primeiro emprego, erradicação da pobreza, valorização do trabalho dos jovens com idade entre 14 e 24 anos que residem em Itapevi.

Nesse sentido, a Prefeitura de Itapevi e CIEE estarão firmando uma parceria, para futura abertura de chamamento público para seleção e contratação de 50 jovens, que deverão desenvolver suas atividades dentro da administração municipal.

O evento também será marcado pela apresentação dos cursos oferecidos pela Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas.

Fatec e Etec

Itapevi está debruçada em oferecer condições de melhoria na qualidade de ensino para os jovens. Pensando nisso, inicia, em breve, as obras de construção da Etec Itapevi (Escola Técnica do Centro Paula Souza), no Jardim Santa Rita.

A primeira Etec do município vai oferecer aos alunos a oportunidade de fazer um curso integrado: ensino médio e técnico ao mesmo tempo e também os cursos técnicos em Farmácia, Comércio e Logística.

Em breve também serão iniciadas, pelo Governo do Estado, as obras da primeira faculdade pública da cidade: a Fatec (Faculdade de Tecnologia), mantida pelo Centro Paula Souza, no Parque Suburbano, próximo ao Ginásio Municipal.