A Prefeitura está executando simultaneamente 25 obras. Tudo isso para levar até o cidadão melhorias na qualidade de vida e serviços que permitam o pleno desenvolvimento da cidade. Conheça todas essas intervenções em andamento que mudarão a cidade para melhor nos próximos meses.

Escolas do Futuro de Amador Bueno e da Cohab

Em fevereiro do ano passado, a Prefeitura iniciou as obras da Escola do Futuro de regime de tempo integral de Amador Bueno e em setembro do mesmo ano a da Cohab. A administração ainda licita obras da unidade do ETI Jardim Cruzeiro e ETI Vale do Sol e planeja construir mais uma escola no Jardim Bela Vista.

Programa Itapevias

O município vem realizando desde setembro do ano passado mais de 41 quilômetros de pavimentação asfáltica de em mais de 100 ruas e avenidas, melhorando os acessos à cidade. O investimento total é de R$150 milhões. Há recapes e obras em licitação em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.  Passam por obras principalmente estradas de terra com o objetivo de melhorar os acessos da cidade. Recebem pavimentação Rua Rio Jordão e as estradas Boa Vista, Cruz de Pedra, Cruz Grande, Victor Soares, Araçariguama e Estrada do Prado que iniciará nos próximos dias e dentre várias outras.

Pronto Atendimento Cardoso

Em novembro do ano passado, a Prefeitura deu início às obras de construção do Pronto Atendimento Cardoso. O prédio terá dois pavimentos, com elevadores comuns e para maca. Ficarão no primeiro piso a entrada de emergência para ambulâncias, as salas de espera, consultórios, serviço social, triagem, gesso, raio-x, administração, salas de arquivo, reunião e direção.

Parque da Cohab

Com obras iniciadas em outubro do ano passado, o Parque da Cohab, localizado na Avenida Pedro Paulino, será o segundo equipamento de Itapevi com essas características, o primeiro é o Parque da Cidade, na Cidade Saúde.

Fatec

Com obras iniciadas em setembro do ano passado, Itapevi ganhará em breve a primeira faculdade pública de Itapevi, a Fatec (Faculdade de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo – localizada na Avenida Rubens Caramez, ao lado da Escola do Futuro do Suburbano).

Arena Vila da Paz

A Prefeitura iniciou em junho do ano passado as obras da Arena Vila da Paz. O espaço terá campo de futebol com grama sintética, pista de caminhada, playground, academia ao ar livre, espaço de convivência, bicicletário, lixeiras, vestiários e banheiros.

Areninhas Jardim Itaparica, Parque da Cidade e Malvinas

Em meados de abril foram iniciadas as obras da Areninha Jardim Itaparica (Rua das Violetas, altura do nº51). O espaço ganhará uma quadra de futebol society, uma quadra de basquete de rua 3 por 3 e arquibancadas ao redor.

Assim como as areninhas Parque da Cidade e Malvinas, a Prefeitura fica responsável pelo preparo do terreno, com a colocação da base asfáltica, e o Governo do Estado de São Paulo executa e instala os equipamentos esportivos.

UBS Rainha

Está em andamento a construção do novo prédio da UBS Rainha. O antigo prédio pequeno e com pouca ventilação foi demolido no ano passado para dar lugar a uma unidade maior e mais moderna com o objetivo de oferecer melhor e mais completo atendimento para a população local.

UBS Briquet

As obras da nova UBS seguem em construção. O prédio está sendo construído para substituir a atual unidade que está em péssimas condições estruturais.

Pistas de skate no Alto da Colina e Amador Bueno

O Alto da Colina vai ganhar em breve mais um equipamento esportivo ao lado do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), na Rua Turiaçu, no Cohab Setor C. Vale lembrar mais uma pista de skate segue em construção em Amador Bueno com as obras na Praça de Esporte e Lazer (Rua Bambina Amirabile Chaluppe, altura do nº 200).

Canalização e drenagem do córrego Vale do Sol

As melhorias em geral têm como propósito acabar com as enchentes no Centro e no Jardim Rainha. As melhorias foram iniciadas no ano passado e seguem em andamento. A canalização do córrego Vale do Sol ampliará o escoamento na área com o objetivo de evitar transbordamentos.

Ampliação Memorial Parque

Estão sendo realizados os trabalhos de ampliação do Memorial Parque Itapevi (Estrada Lucinda de Jesus, 591 – Cohab), o primeiro cemitério vertical 100% biosseguro público do país, com a instalação de mais 2.152 lóculos (nas quadras 2 e 3). A expansão tem previsão de ser concluída no início do segundo semestre deste ano. O espaço foi inaugurado em fevereiro deste ano e conta com uma arquitetura moderna e com total acessibilidade. Com uma estrutura única nos cemitérios públicos do país e contará com quatro quadras com 5.448 gavetas.

Alargamento Passagem de nível em Ambuitá

A concessionária Via Mobilidade segue realizando desde o final de abril obras de alargamento da passagem inferior sob a linha férrea na estação de Ambuitá. Em parceria com a Prefeitura de Itapevi, a empresa responsável pela operação da linha 8 do trem Diamante (Júlio Prestes /Itapevi), fará as obras que ligarão a Rua Dr. José Alexandre Crosgnac à Estrada de Araçariguama e à Rua Sabrina das Dores.

Praça da Cidadania

As obras da Praça da Cidadania no Parque Wey seguem a todo vapor. Iniciadas em junho do ano passado, os trabalhos são executados pelo Governo do Estado de São Paulo, com cessão da área pela Prefeitura. O espaço conta com áreas para lazer, cultura e qualificação profissional.

A Praça da Cidadania, um espaço repleto de atividades e oportunidades para toda a comunidade, uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, onde a administração municipal doou o terreno e o governo estadual arcou com a construção. Os cursos de qualificação serão administrados pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP) por meio do Centro Paula Souza. No local, a população terá quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada, área de jogos e escola de qualificação profissional.

O equipamento levará oportunidade e mais condições à comunidade em situação de vulnerabilidade social é o objetivo principal da implantação da Escola de Qualificação Profissional.
As salas vão oferecer salas de gastronomia, de beleza e bem-estar, de esterilização, de moda e arte, de informática, do Banco do Povo, outras duas multiuso e de administração.

O local contará ainda com uma copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da Escola de Construção Civil. Para reduzir os impactos no meio ambiente, a Praça da Cidadania manterá jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício terá um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Conjunto Habitacional Vitápolis

Em setembro do ano passado, a Prefeitura iniciou a construção do Conjunto Habitacional Vitápolis, que tem como objetivo oferecer moradia popular e de qualidade ao cidadão. É a primeira vez na história da cidade em que são utilizados 100% dos recursos municipais para financiar as obras, parte do programa municipal de fomento a residências populares “Minha Casa, Meu Futuro”. Estão sendo construídas 93 unidades, de 59 m², divididas em três torres. O empreendimento está localizado na Rua Sideral, na Chácara Vitápolis e atenderá a população de baixa renda.

Calçadas Acessíveis

Em fevereiro, a Prefeitura idealizou o projeto “Calçada Acessível”. Na prática significa que as calçadas em toda a extensão da Avenida Presidente Vargas, no Centro, estão passando por readequações, oferecendo acessibilidade para pessoas com deficiência física e visual. As guias e calçadas ganham piso tátil de alerta para deficientes visuais. As sarjetas terão rebaixamentos com rampas acessíveis nas faixas de pedestres, permitindo o acesso de cadeirantes. As obras são realizadas com recursos do Governo do Estado de São Paulo e contrapartida da Prefeitura.

Reforma do PS Central

Com obras iniciadas em setembro de 2021, a Prefeitura segue reformando o Pronto-Socorro Central, na Cidade Saúde, que passa por completa remodelação para dar mais conforto e dignidade aos pacientes e funcionários, além de agilizar o atendimento à população. As obras chegaram a 95% das melhorias feitas. Falta a realização dos serviços de pintura, acabamento do piso vinílico, colocação das fechaduras, higienização pós-obra e limpeza para tratamento de piso. A previsão é de que o equipamento esteja pronto no início do segundo semestre deste ano.

Creche do Futuro Vereador Dênis Lucas

A moderna unidade escolar (Rua Alcides Cotrim, 117 – Jardim Santa Rita) deverá atender 355 estudantes, com idade de 6 meses a 5 anos e 11 meses, da pré-escola e ensino infantil. As obras iniciaram em abril do ano passado e a previsão é de que sejam concluídas no segundo semestre deste ano. A reforma prevê ampliação e adaptação dos ambientes internos e externos, além do remanejamento da caixa d’água. O espaço também ganhará novo paisagismo e melhores adequações para os estudantes, além de um “mini-mundo”, que consiste em um equipamento de lazer e diversão único para as crianças na qual é simulado um ambiente de cidade com posto, pet shop, salão de beleza, mercado, hospital e teatro, nos moldes da própria cidade de Itapevi.

Creche Jardim Rosemary

Em março deste ano, a Prefeitura começou a construir a creche no Jardim Rosemary. A unidade terá capacidade para atender até 376 crianças e as obras estão previstas para serem concluídas no primeiro semestre de 2024. Os recursos foram obtidos junto ao FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) com contrapartida do município. Itapevi cobra, dos governos do Estado de São Paulo e Federal, medidas práticas e efetivas para zerar a fila de espera da Educação Infantil no município, que hoje tem aproximadamente 3 mil crianças.

Conjunto Habitacional Villagio Ambuitá

O empreendimento está localizado na Rua Emílio Lehmann, 678, em Ambuitá. Desta vez, os trabalhos deverão ser definitivamente concluídos, encerrando um problema de paralisação das obras em julho de 2017, devido a entraves processuais com a antiga construtora. O projeto prevê a construção de oito torres, cada uma com cinco andares, em um total de 181 unidades habitacionais. O empreendimento tem apartamentos de dois dormitórios com tamanho de 46m², com sala, cozinha, área de serviços, banheiro e dois quartos. O contrato da construção é gerenciado pela Caixa Econômica Federal (CEF), com acompanhamento de obras pela Prefeitura.

Ecoponto Santa Rita será o terceiro da cidade

A Prefeitura planeja, no início do segundo semestre deste ano, iniciar as obras do terceiro ecoponto da cidade. Será um espaço na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 1510 – Parque Boa Esperança. Itapevi já conta com unidade no Jardim Rosemary (Rua Licínio Adelino da Costa, 151) e Vila Dr. Cardoso (Rua Nelson Ferreira da Costa). Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O novo espaço receberá materiais recicláveis (papel, metais, vidros, plásticos), madeira, estofados, pneus, resíduos sólidos provenientes de entulho, 40 kg por pessoa, desde que estejam devidamente ensacados.