A Prefeitura de Itapevi encerrou na sexta-feira (17), a primeira etapa da realização de testes rápidos para detectar a presença do novo coronavírus em moradores selecionados do município.

Foram realizados 2.320 testes, exclusivamente, em idosos com idade acima de 60 anos e pessoas dos grupos de riscos com comorbidades. Deste número, 221 exames testaram positivo para o novo coronavírus, o que equivale a 9,5% do total da população testada.

Os pacientes que testaram positivo para a Covid-19 passaram por avaliação clínica, no Centro de Combate ao Coronavírus de Itapevi (CCC) e foram atendidos e encaminhados de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Inicialmente, seriam realizados cerca de 3,7 mil testes rápidos gratuitamente, mas parte dos convocados não compareceu no dia agendado. A testagem aconteceu do dia 06 ao dia 17 de julho e foi realizada com testes enviados pelo Ministério da Saúde.

Os moradores selecionados pelo sistema informatizado da Secretaria de Saúde receberam, via celular, uma mensagem SMS informando o local e dia do agendamento.

Maior incidência

Diante de um mapeamento do maior número de incidência de casos de contaminação pela Covid-19 em regiões específicas no município, a Prefeitura focou a testagem em cinco bairros: Cohab, Vila Dr. Cardoso, Chácara Vitápolis, Parque Suburbano e Amador Bueno.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itapevi, por determinação do Ministério da Saúde, esta foi a primeira fase de testagem aplicada ao público-alvo com comorbidades em cerca de 10% desta população para verificar a transmissão em casos assintomáticos.

A importância de focar na testagem em massa é evitar a proliferação e contágio do novo vírus entre a população, reconhecer e isolar os pacientes assintomáticos, entender o comportamento social do vírus, além de auxiliar na busca e na adoção das melhores estratégias de saúde pública para o enfrentamento da doença.

O teste rápido (sorológico) para detectar o novo Coronavírus (Sars-Cov-2), realizado em Itapevi, é apenas um marcador de presença viral, indicado para saber se as pessoas têm ou já tiveram a doença em um curto espaço de tempo. Estes testes avaliarão se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG.