Inscrições para novas turmas acontecem em fevereiro

A Prefeitura de Itapevi realizou, na noite de segunda-feira (2), formatura dos 100 alunos da turma anual do curso gratuito de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na Secretaria de Educação, no centro da cidade.

As aulas foram ministradas pela professora e tradutora-intérprete de Libras, Roselaine da Silva, do GAEE (Gerenciamento de Atendimento Educacional Especializado).

As aulas tiveram a duração de nove meses, foi realizada para três turmas: nível básico, intermediário e avançado. As inscrições para novos alunos serão abertas em fevereiro de 2020.

Sobre a Libras

Instituída pela lei federal nº 10.436 de 2002, a Libras é a língua materna da comunidade surda no Brasil. Ela consiste em um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, que tem como origem a Língua Francesa de Sinais (LSF), e que é fundamental para a comunicação de pessoas surdas.

No Brasil, os estudos sobre a Libras foram iniciados em 1981. Desde então, a língua que utiliza as mãos para formar as palavras, vem se aperfeiçoando com a criação de novos sinais e com a readequação dos já conhecidos.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatísticas), mais de 12 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva.