Itapevi vai ganhar mais uma nova unidade que reforçará o atendimento da rede municipal de saúde. A nova UBS Cohab começou a ser construída numa ampla área situada na esquina da Rua Jamanduá com a Estrada Lucinda de Jesus Silva, no Setor A do bairro, ao lado da Escola do Futuro da Cohab que está em construção. O investimento total será de aproximadamente R$ 14 milhões no levantamento do prédio que vai abrigar o posto.

Os trabalhos passaram a ser executados no início de agosto, em um terreno de 2,7 mil metros quadrados. A previsão é de que as obras sejam concluídas no primeiro trimestre de 2025. A viabilização dessa unidade médica está dentro dos planos da administração municipal, de prestar um serviço médico de qualidade às famílias.

Com essa nova obra, o número de unidades da rede municipal de saúde em construção sobe para quatro. Deste total, as outras duas são UBSs – Jardim Rainha e Jardim Briquet. Além disso, também está em implantação o novo Pronto Atendimento na Vila Dr. Cardoso.

O que terá na nova UBS

A nova UBS Cohab contará com um total de oito consultórios. Haverá ainda uma área onde ficará a recepção e a espera inicial, além das salas de enfermagem, de coleta, de inalação, de vacina, de curativo, de procedimentos e de atividades.

A UBS também terá duas áreas de espera internas, onde os pacientes vão aguardar pelas consultas, depois de passarem pela recepção. Fora isso, estão previstos um consultório odontológico, uma farmácia para a distribuição de medicamentos e uma área de triagem de pacientes.

O novo posto oferecerá banheiros feminino e masculino aos visitantes que passarem pela futura unidade. No espaço administrativo, ficarão os vestiários, a cozinha e o almoxarifado.

Jardim Rainha e Jardim Briquet

Fora a nova UBS Cohab, a Prefeitura tem executado as obras de outras duas unidades do gênero no município. Um deles é o do Jardim Rainha, onde o antigo prédio pequeno e com pouca ventilação foi demolido no ano passado para dar lugar a uma edificação maior e mais moderna, na Avenida Vereador Francisco Benedito Chaves, 39.

A nova UBS do Jardim Briquet/Santa Cecília está quase concluída. A Administração já executou 90% dos serviços no local, que fica na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, próximo à Rua Rafael Rossi. O posto substituirá a atual unidade que está em péssimas condições estruturais.

Pronto Atendimento Cardoso

Em novembro do ano passado, a Prefeitura deu início às obras de construção do Pronto Atendimento Cardoso. Ficarão no primeiro piso a entrada de emergência para ambulâncias, as salas de espera, consultórios, serviço social, triagem, gesso, raio-x, administração, salas de arquivo, reunião e direção.

O segundo pavimento será composto pela entrada e atendimento ao público, com salas de emergência, de observação masculina e feminina, de curativos e suturas, de escovação, de higienização e expurgo. O mesmo andar terá copa, conforto, cozinha, refeitório, almoxarifado, vestiários e lixeiras.