Nova área de lazer atende pedido dos skatistas e movimentos culturais da cidade. Espaço será no Corredor Oeste, no Centro, ao lado da delegacia

“Estamos muito empolgados com o início das obras. É um sonho antigo de todos os skatistas de Itapevi. E o melhor de tudo é que o projeto foi feito com a nossa participação, do jeitinho que a gente queria”. A afirmação é de Ricardo Lima dos Santos, o Alemão, skatista da cidade, sobre o início das obras do Skate Park de Itapevi, na segunda-feira (9), no Corredor Oeste.

A construção da nova área de lazer foi iniciada, pela Prefeitura de Itapevi, após a conclusão do processo de licitação que contratou a empresa responsável pela execução do projeto em dezembro do ano passado. A perspectiva para a entrega do novo equipamento é junho deste ano.

O Itapevi Skate Park ficará na Avenida Feres Nacif Chaluppe, 75, (Corredor Oeste) no Centro, ao lado da delegacia e onde funcionava o Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), que foi transferido para o Resolve Fácil.

O espaço será um dos mais radicais e maiores da região, com um complexo de pistas, como por exemplo, a  Bowl (parecida com uma piscina) de 350 m² (alturas de 1,60m e 2,40 m), Overall (mistura de street com transições) de mais de 1.400 m² e Banks iniciantes (pista em formato de bowl, mas com paredes menores) de 200 m² (alturas de 0,80m e 1,10m).

Além disso, no local haverá uma pista street de 750 m², com rampas retas, quarters, corrimãos, caixotes, palcos, escadas, fun box, spinner, vulcões e double waves. Também haverá arquibancadas e espaço para convivência.

Essa é uma obra fundamental para continuar a revitalização da região, que já contou com a entrega do Corredor Oeste, construção da Praça do Nordestino, nova rotatória da Cohab, instalação da maior galeria de arte urbana da região e uma das maiores do país, a West Side Gallery, troca de 100% da iluminação para LED, onde ficou mais seguro e transformou o local em um dos lugares de lazer.

“Vai ser radical. Estamos muito felizes”, completou João Victor, o Virgil, praticante do esporte desde os 10 anos de idade.

Diálogo com skatistas

O Itapevi Skate Park substituirá a antiga pista de skate da rotatória da Cohab, que deu lugar à revitalização promovida pela Prefeitura para melhorar o trânsito na região.

Durante a primeira fase dos estudos do projeto, técnicos da administração municipal ouviram, em 2018, skatistas e lideranças de movimentos culturais da cidade sobre a construção do novo equipamento.

A Prefeitura estudou a viabilidade da obra apresentada pelos skatistas, ajustando a proposta às dimensões físicas da área e ao orçamento municipal disponível.