A Prefeitura iniciou, na segunda-feira (21), as competições da 2ª edição do JEI (Jogos Escolares de Itapevi), com a participação de cerca de 520 alunos de 7 a 10 anos, de 32 unidades escolares. As disputas acontecem em duas modalidades: atletismo (para alunos de 3º até o 5º ano) e jogo de taco (para alunos de 2º até o 4º ano).

Cada escola participante dos jogos seleciona 10 crianças: cinco meninas e cinco meninos, uma vez que as competições são todas mistas. Os atletas receberão medalhas de participação e as escolas vencedoras, levam troféus.

O JEI é uma variação de modalidades esportivas do antigo JIM (Jogos Interescolares Municipais), iniciado em 2010 e que aconteceram até 2016. A competição atual é parte do programa municipal Aprendizagem pelo Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Educação. A 1ª edição aconteceu no ano passado.

“Os jogos promovem integração. O JEI trabalha a autonomia do estudante, respeito às regras do jogo e da vida, assumir responsabilidades individuais e em equipe, aprender com resultados favoráveis ou adversos e respeitar o próximo”, afirma Mário Cesar de Oliveira, coordenador do Aprendizagem pelo Movimento.

As Primeiras disputas

A primeira modalidade disputada é o atletismo, que começou na segunda-feira (21) e terminam nesta terça-feira (22). Os jogos acontecem no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Alto da Colina (Rua Turiassu, 8). A modalidade é composta por quatro provas: 50 metros rasos; 60 metros com barreiras; salto à distância e corrida de revezamento. Já a disputa de taco acontece nos dias 5, 11, 12 e 14 de novembro, no Cemeb Professora Neusa Marques Lobato, no Jardim Santo Américo.

Durante as competições do JEI, as crianças selecionadas têm direito ao transporte e recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, tudo custeado pela Prefeitura.

Aprendizagem pelo Movimento – Educação Física Escolar

Iniciativa da Secretaria de Educação, o programa tem 11 anos e conta com formação continuada dos docentes e acompanha a rotina escolar na disciplina de Educação Física, subsidiando a prática do professor e estabelecendo parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos. Atualmente, 114 professores da rede municipal de ensino fazem parte do programa.

A ideia é estimular nas unidades escolares o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, que têm como foco central o movimento corporal e o objetivo de propiciar aos alunos novas vivências, experiências educativas e construção de valores, como cooperação, solidariedade e respeito às regras de convivência.