A Prefeitura de Itapevi intensificou o agendamento de exames de mamografia para mulheres acima de 40 anos em Itapevi durante o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Em 10 dias, 450 mamografias já foram agendadas.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, a administração municipal está disponibilizando, durante todo o mês de outubro, 700 exames de mamografia que poderão ser realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itapevi e no Hospital Geral de Carapicuíba.

Todas as mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano. Para isso, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde) para encaminhamento à rede de atendimento especializada.

Agendamento pelo 0800

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos podem marcar seu exame de mamografia sem necessidade de pedido médico do SUS (Sistema Único de Saúde).

Quem nasceu em ano ímpar e está há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário ainda neste ano. A iniciativa é do programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado de Saúde e tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o estado paulista.

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o 0800-779-0000 da Secretaria de Saúde do Estado. O serviço telefônico está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para o agendamento pelo 0800 é importante que a mulher tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Campanhas unificadas

Neste ano, a Prefeitura lançou a campanha dupla Pode ser Rosa, Pode ser Azul” para em uma ação unificada conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama e também os homens sobre o câncer de próstata.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e a iniciativa de realizar as duas campanhas simultaneamente é para reduzir custos e otimizar a mobilização dos cidadãos e de profissionais em um período maior de conscientização sobre os assuntos.

Durante o Novembro Azul, a rede de saúde vai realizar a análise clínica do sangue de PSA em todas as suas unidades em homens acima de 40 anos. Caso, o resultado indique alguma alteração esse paciente será encaminhado para um urologista, que fará o exame mais detalhado para avaliar o quadro clínico do paciente.