Neste mês, a Prefeitura de Itapevi realiza a campanha Agosto Lilás, marca a conscientização no combate à violência contra a mulher. A iniciativa foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que, neste ano, completa 17 anos. Serão realizadas palestras nos CRAS, arrecadação de absorventes, postagens nas redes sociais e o lançamento de um filtro especial no Instagram.

Segundo o Observatório da Mulher Contra a Violência, ligado ao Senado Federal, e que tem conduzido pesquisas desde 2005 com mulheres de diversas regiões do Brasil, em seu relatório mais recente, divulgado em 2021, revelou um aumento de cerca de 30% no número de mulheres que relataram ter vivenciado violência física. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública, alerta que no primeiro semestre de 2022, em média, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio, por dia, no Brasil.

Campanha de arrecadação de absorventes

Com o objetivo de combater as desigualdades e estimular a solidariedade, a Prefeitura realiza durante todo este mês a campanha de arrecadação e doação de absorventes que serão distribuídos para mulheres em vulnerabilidade social e mulheres acolhidas por estarem em situação de violência doméstica. Caixas de arrecadação serão distribuídas em equipamentos municipais, bem como em rede de drogarias em empresas parceiras ao município.

Palestras nos CRAS

Ao longo deste mês, os quatro CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) promoverão palestras e rodas de conversa sobre a rede municipal de proteção à mulher vítima de violência, proteção e empoderamento das mulheres, entre outras orientações.

Programação CRAS:

Dia 23 de agosto (Quarta-feira) – 10h

CRAS Maristela

Palestra com Dra. Fernanda Romão – advogada da Comissão da Mulher da OAB Itapevi

Dia 24 de agosto (Quinta-feira) – 9h

Centro Pop

Roda de conversa com a Guardiã Maria da Penha Patrícia Martins e assistente social e neurocientista Monique

Dia 24 de agosto (Quinta-feira) – 10h

CRAS Amador Bueno

Palestra com a Dra. Ana Luiza Castro

Dia 25 de agosto (Sexta-Feira) – 14h

CRAS Cardoso

Assistente social Marília Mazeto

A palestra acontece no salão da Igreja Quadrangular (Rua Giovanni Cornaro, 54 – Vila Dr. Cardoso)

Dia 25 de agosto (Sexta-feira) – 14h30

CRAS Vila Aurora

Dra. Marcela Paula – OAB Jandira

Dia 30 de agosto (Quarta-feira) – 11h

CREAS

Roda de conversa com assistente social Helena Biscuola e psicóloga Jacqueline Dias

Serviços nas UBSs

Vale reforçar que todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde) de Itapevi estão aptas a lidar com denúncias de violência contra as mulheres.

Panfletagem na estação de trem de Itapevi

No dia 23 de agosto está prevista ainda a mobilização de panfletagem em frente à estação de trem de Itapevi em parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Direitos Humanos, bem como o Consórcio Cioeste com o intuito de sensibilizar o maior número de pessoas possível sobre o assunto.

Canais de denúncia sobre violência contra a mulher:

Serviços com atendimento 24 horas:

Guardiã Maria da Penha (100 ou 180)

Guarda Civil Municipal de Itapevi (153 e 199)

Disque Denúncia da Polícia Civil (197)

Polícia Militar (190)

Mais serviços da rede de proteção à mulher:

CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher)

Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde

Delegacia de Defesa da Mulher de Itapevi

Rodovia Renê Benedito da Silva, 920 – Jardim Santa Rita

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h;

OAB Resolve Fácil

Rua José Michelotti, 347 – Cidade da Saúde

Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Ministério Público