Alertar os jovens e a comunidade em geral sobre a necessidade de prevenir gestações precoces ou mesmo não planejadas é o principal objetivo da campanha “Gravidez na Adolescência”, lançada neste mês pela Prefeitura de Itapevi, em referência ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

Para chamar a atenção da sociedade, a iniciativa consiste em colocar cartazes nos pontos de ônibus, equipamentos públicos e outdoors pela cidade. Também serão distribuídos panfletos sobre o tema nas escolas estaduais, unidades de saúde e nas repartições municipais.

Por meio da conscientização, a administração municipal quer estimular o diálogo entre os membros das famílias sobre o problema. Somente em Itapevi, foram registrados 413 casos de gravidez entre adolescentes com idades de 10 a 19 anos no ano passado. De janeiro a maio de 2023, são 136 ocorrências, segundo a Unidade de Avaliação e Controle (UAC) da Secretaria de Saúde. O Brasil está em segundo lugar no ranking de mães adolescentes, são 400 mil casos por ano.

Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que as complicações durante a gestação e durante o parto são as principais causas de morte entre meninas de 15 a 19 anos em todo o mundo. Além disso, as adolescentes nessa faixa etária enfrentam um risco maior de ter eclâmpsia – convulsões até entrar em coma – e infecções, se comparadas com mulheres com idades entre 20 e 24 anos.

 

Dificuldades da mãe adolescente

Especialistas apontam que a mãe adolescente pode ter algumas dificuldades ao longo de sua vida, como estresse mental por conta da gravidez, passar noites sem dormir, altas chances de depressão pós parto, alterações de humor, ansiedade, tristeza, depressão e dificuldades de concentração e para comer.

Em meio a esse contexto, o apoio da família é fundamental em todas as fases da vida, especialmente na adolescência. Os especialistas sugerem a necessidade de que todos conversem sobre educação sexual sem tabu. Isso vai prevenir que as adolescentes tenham uma gravidez precoce e também as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

 

Estou grávida, o que faço?

Em caso de suspeita de gravidez precoce, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. No local, os profissionais estão capacitados para fazer o acolhimento da adolescente, sugerir o início do pré-Natal se for confirmada a gestação. Caso contrário, serão explicados os métodos contraceptivos.

 

Importância do pré-natal

O serviço de pré-natal é oferecido em todas as UBSs do município. Para início desse atendimento, existe a necessidade de confirmar a gravidez por meio de um teste rápido ou exame de sangue.

Após o resultado, a primeira consulta de pré-natal deve ser agendada com o enfermeiro da unidade. Na sequência são realizadas consultas com clínicos gerais, ginecologistas e enfermeiros. A recomendação do Ministério da Saúde é de passar por, no mínimo, seis consultas até o fim da gestação.

No município, duas unidades fazem o acompanhamento pré-natal de alto risco, que é detectado na consulta com o enfermeiro ou médico da UBS. Os locais são o Centro Integrado de Saúde (CIS) e o Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM). No ano passado, 401 adolescentes realizaram o pré-natal em Itapevi. Em 2023, foram foram 128 de janeiro até o fim de julho.