Material será distribuído nas escolas municipais para orientar crianças sobre cuidados com animais domésticos e silvestres

A Prefeitura de Itapevi lança, na próxima quarta-feira (11), duas cartilhas de proteção animal e de crimes ambientais para conscientizar alunos das escolas públicas e particulares sobre guarda responsável de animais domésticos na comunidade.

A ação será realizada na Câmara Municipal (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80, Vila Nova Itapevi), às 9h, e integra o Projeto Ler, Educar e Preservar, credenciado pelo IBAMA, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi. Foram impressas 20 mil exemplares de cada, o projeto contou com o patrocínio de empresas da cidade.

As cartilhas são destinadas a alunos de escolas públicas e particulares do 3º ano do Ensino Fundamental de Itapevi e têm como objetivo conscientizar as crianças sobre a necessidade de preservar, respeitar e cuidar do planeta, em especial nas ações que envolvam a defesa e proteção animal.

A cartilha de crimes ambientais foi elaborada, em linguagem acessível para estudantes, pela equipe do Projeto Ler, Educar e Preservar. Já a de proteção animal foi elaborada pela secretaria municipal e tem como personagem principal o cão Max, mascote das ações realizadas no município e que foi batizado pelos alunos da rede municipal de ensino.

Durante o evento de lançamento, a palestra “Guarda Responsável” será ministrada pela médica veterinária Cátia Costacurta para o público presente que será composto por alunos, educadores, autoridades e empresários da cidade.

As cartilhas serão distribuídas nas unidades escolares para que os professores dos 3º anos trabalhem pedagogicamente o tema em sala de aula. Além disso, funcionários do Departamento de Defesa e Proteção Animal de Itapevi irão visitar as escolas para apresentar uma peça teatral com o mesmo tema.

Ao fim das atividades, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados em exposição aberta a toda a comunidade local.

Programa Me Leva Pra Casa

O programa Me Leva Pra Casa é um serviço de adoção responsável disponível à toda população de Itapevi. Os interessados podem comparecer à Divisão de Controle e Proteção Animal (DCPA) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e escolher um animal no catálogo, que fica na Rua Heloisa Hideko Koba, 21, na Vila Nova Itapevi.

Mais informações sobre o processo de adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone 4205-0862.

Balanço

Em 2019, foram doados 132 animais, sendo 89 cães e 43 gatos no programa de adoção responsável da Prefeitura. Esse número representa um aumento de 159% em relação ao total de animais adotados em 2018, quando foram entregues para adoção 51 bichinhos, sendo 47 cães e quatro gatos.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, em 2019, foram resgatados cerca de 560 animais abandonados em Itapevi. Desde total, cerca de 6% foram de animais de grande porte, como cavalos, e o restante de porte pequeno, como cães e gatos.