A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta segunda-feira (14), o lançamento do PMANE 2022 (Programa de Meio Ambiente nas Escolas) – uma iniciativa integrada de organizações civis, setor público e privado para um novo modelo local de gestão dos resíduos sólidos. Nele, o descarte correto do óleo de cozinha usado se dá pela conscientização ambiental dentro das escolas, onde os processos educativos acontecem mais fortemente.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação (R. Prof. Irineu Chaluppe, 65, Centro), e também promoveu a entrega do Prêmio PMANE 2021 para as escolas que mais contribuíram para o programa no ano passado.

Por meio de atividades de educação ambiental promovidas pelos educadores e gestores do programa, os alunos tornam-se agentes de mobilização da comunidade, influenciando os pais para a reciclagem e o respeito ao meio ambiente.

Em Itapevi, todas as escolas municipais participam do programa e são pontos de coleta do óleo de cozinha usado. No ano passado, cerca de 29 mil alunos participaram da ação.

Vencedores

O primeiro, segundo e terceiro lugares foram premiados com uma Smart TV 42” (vencedor) e projetor (2º e 3º colocados). Os prêmios foram escolhidos pelas próprias escolas. Já os 4º, 5º e 6º colocados receberam troféus. As unidades vencedoras do PMANE 2021 foram:

1º Lugar: CEMEB Maria José de Faria Biagioni
2º Lugar: CEMEB Prof. Paulo Mariano de Arruda