Estimular um mundo mais sustentável e ainda utilizar a arte para criar ambientes produtivos e em equilíbrio e harmonia com a natureza, método conhecido como permacultura, essa foi a premissa do projeto Cidade Bela na sua Escola, realizado pela Prefeitura de Itapevi ao longo de 2019, com a participação de 22 unidades de ensino. As 10 melhores iniciativas foram premiadas, na terça-feira (26), na Secretaria de Educação.

As escolas laureadas construíram um jardim sustentável, levando em consideração a cultura permanente da sustentabilidade, a ecoalfabetização, o respeito ao meio ambiente e inovações nas práticas pedagógicas. Os vencedores ganharam o troféu “Cidade Bela no Seu Bairro”.

Os dez melhores trabalhos foram apresentados pelos Cemebs Antonio Carlos Gomes, Bemvindo Moreira Nery, Cândido Portinari, Prof. Carlos Ramiro de Castro, Eneide Aparecida Belli Pedra Pereira, Prof. Florestan Fernandes, Maestro Heitor Villa Lobos, Dona Manoela Casa Grande, Dona Maria Roncagli Michelotti e Rui Barbosa.

Os critérios de avaliação foram a criatividade do jardim como um todo, a diversidade na utilização de materiais reutilizáveis e a participação da comunidade.

Cidade Bela

O projeto Cidade Bela na sua Escola teve como objetivo trabalhar com os alunos a relação de respeito com a escola, seu bairro e a natureza, propondo uma conexão de pertencimento à comunidade.

O ensino da sustentabilidade através da execução de projeto enfatiza o pensamento crítico e criativo, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a análise, o aprendizado cooperativo, a liderança e a capacidade de comunicação.

Permacultura

A Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.