O programa ID Jovem 2.0, em Itapevi, pretende atender, pelo menos, 1 mil jovens entre 15 e 29 anos, na cidade nos próximos meses. A proposta é oferecer meia-entrada em eventos artístico-culturais (teatro e cinema), esportivo, além de duas vagas gratuitas por viagem (ou duas com 50% de desconto) em ônibus interestaduais.

Para fazer parte do programa é necessária uma renda familiar de até dois salários-mínimos e inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). As informações devem estar atualizadas há pelo menos dois anos.

A emissão do documento é gratuita e pode ser feita por esse link (https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem) ou pelo aplicativo ID Jovem 2.0. O cartão que é virtual tem validade de 180 dias (6 meses).

Atualmente, Itapevi conta com 6.067 jovens em potenciais beneficiários, sendo 2.133 ID Jovem geradas e 223 estão ativas.

Dúvidas sobre o programa

Para emitir o ID Jovem é preciso ter obrigatoriamente o NIS (Número de Identificação Social). Caso não tenha e se enquadre para as regras de inscrição no CadÚnico, deve procurar um dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro), equipamentos que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h. Você pode entrar em contato pelo telefone 4143-9700 ou enviar um e-mail para sec.assist.social@itapevi.sp.gov.br.

Caso não seja inscrito no CadÚnico, os documentos necessários para inscrição são (para maiores de 18 anos): RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho (se registrada com holerite recente, se aposentado ou pensionista, extrato de rendimentos). Para menores de 18 anos, os documentos necessários são: declaração escolar (até 17 anos), RG e CPF; certidão de nascimento ou RG e cartão de vacina (crianças até 7 anos).

O cartão virtual do Identidade Jovem tem validade de 180 dias após a sua emissão. Expirada sua validade, será necessário emitir novo cartão, quando serão verificados novamente os requisitos para ser beneficiário do programa.

As empresas de transporte interestaduais não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet, mas devem concedê-lo quando as compras são feitas no guichê.

Caso o benefício seja recusado pela empresa, o jovem poderá solicitar justificativa formal da recusa por escrito, que deve constar a data, hora, local e motivo da recusa. Em seguida, poderá realizar uma denúncia na ouvidoria da ANTT, pelo site da agência, ou pelo Disque 166.

Como funciona o programa

Com o NIS, o jovem poderá acessar o site do programa Identidade Jovem por este link. Lá, ele poderá imprimir seu cartão Identidade Jovem ao fornecer informações pessoais.

Aplicativo para smartphone

O jovem pode fazer o download do aplicativo do programa (ID Jovem 2.0), que está disponível nas lojas virtuais de forma gratuita (Apple Store, Google Play Store e Windows Phone). Basta inserir o NIS, informar o seu nome, data de nascimento, nome da mãe e gerar a sua Identidade Jovem.

Relação de CRAS

CRAS Vila Aurora
Fone: 4142-5769
Rua Américo Valentim Christianini, 420
E-mail: crasaurora@itapevi.sp.gov.br

CRAS Jardim Maristela
Fone: 4774-6808
Avenida Pedro Paulino, 825 – Cohab
E-mail: crasmaristela@itapevi.sp.gov.br

CRAS Vila Dr. Cardoso
Fone: 4143-4980
Rua Rosângela Mariano Limas, 266
E-mail: crascardoso@itapevi.sp.gov.br

CRAS Amador Bueno
Fone: 4144-1587
Rua Francisco Rodrigues Paes, 49, Amador Bueno
E-mail: crasamadorbueno@itapevi.sp.gov.br