A Prefeitura realiza no dia 11 de julho, quinta-feira, uma audiência pública de revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Itapevi.

O evento acontecerá das 18h30 às 21h na Câmara Municipal (Rua Arnaldo S. Cordeiro das Neves, 80 – Vila Nova Itapevi).  Aberto à população, o encontro deve reunir entidades, cooperativas, catadores, empresas e indústrias do setor.

>>> Confira aqui o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O objetivo é apresentar os diagnósticos e as propostas recebidas durante o período de consultas, que vai até 4 de julho.

Até lá, o documento passa por um processo de discussão transparente, que prevê a participação popular na sua elaboração. Você pode participar enviando sugestões para o e-mail pmgirs@itapevi.sp.gov.br.

“Revisões periódicas são importantes para que a cidade possa readequar o plano de acordo com a realidade atual do município, garantindo a eficiência do seu gerenciamento nos próximos anos”, afirma Denise Fonseca, arquiteta da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e uma das responsáveis pelo acompanhamento do processo.

O que é?

O Plano de Resíduos Sólidos é um norteador de como serão gerenciados todos os resíduos sólidos no município.

Ele define metas a serem cumpridas a curto, médio e longo prazo, ou seja, estabelece diretrizes para os próximos 20 anos e leva em consideração questões, como: coleta seletiva, implantação de Ecopontos, destinação final do resíduo, educação ambiental, entre outros aspectos.

O atual documento foi elaborado em 2014 e está passando agora por sua primeira de revisão, prevista em lei para acontecer a cada quatro anos.