A Prefeitura de Itapevi realiza, a partir desta quinta-feira (1º), várias ações da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Nesta edição, a temática dos trabalhos é “O Sentido da Vida” e tem o girassol como símbolo da ação.

Promovidas pela Secretaria de Saúde, as agendas de conscientização e de acolhimento serão realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Reconstruir, Conviver e Ciranda, além de unidades básicas de saúde.

Na manhã desta quinta-feira, os trabalhos incluindo roda de conversa, dinâmicas e contação de história, aconteceram no Centro Pop, que atende pessoas em situação de rua.
Na sexta-feira (2), às 14h, usuários do CAPS AD III Reconstruir e seus familiares participarão de uma roda de conversa, com introdução sobre o setembro amarelo e a temática da campanha.

A maioria das ações acontece no espaço Reconstruir, que fica na Rua Orestino Santiago Ramos, 1103, Nova Itapevi. Os eventos são abertos ao público e também acontecem nos dias 06, 09, 12, 19, 20 e 28, na parte da manhã, por volta das 10h e à tarde, a partir das 13h30.

Tratamento

A tentativa de suicídio ou pensamentos suicidas são considerados transtornos graves que necessitam de tratamento médico especializado.
A população de Itapevi conta com o atendimento permanente de três centros de atenção psicossocial (CAPS), que tratam dos transtornos mentais severos e permanentes.

Em casos de tentativa de suicídio o paciente deve ser atendido imediatamente no Pronto-socorro Central, para receber tratamento emergencial clínico e psiquiátrico e, posteriormente, ser encaminhado aos CAPS.

Para situações em que a pessoa esteja planejando ou constantemente pensando em suicídio o acolhimento deve ser feito pelos CAPS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Pessoas com menos de 18 anos devem ser acolhidas pelo CAPS Infantojuvenil Ciranda (Ladeira Hugo Michelotti, 5, Centro).

Jovens e adultos, que estejam passando por transtornos mentais, mas não fazem uso de álcool e droga, devem procurar atendimento no CAPS Espaço Conviver (R. Eduarda Rios Trevisan, 105, Jd. Portela).

Adultos com transtornos mentais aliados ao uso de álcool e drogas devem ser acolhidos pelo Caps AD III (Rua Orestino Santiago Ramos, 1103, Nova Itapevi). Este atendimento é 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Além dos CAPS, também existe o serviço de psicologia ambulatorial realizado em quatro unidades básicas de saúde. Os encaminhamentos psicológicos e psiquiátricos devem ser feitos por médicos da rede municipal de saúde.