Autismo não é doença, é apenas uma diferença. E, em Itapevi, a inclusão sempre está em pauta. Por isso, este ano, além de reforçar a emissão da “Carteirinha do Autista”, que prioriza pessoas com Transtorno do Espectro Autista nos serviços públicos e privados, a Prefeitura vai promover a palestra “Tudo o que eu posso ser – A inclusão do espectro autista”, voltada para pais de alunos com transtorno no município.

O evento acontece no dia 17 de abril (segunda-feira), às 10h, na Escola de Tempo Integral Tarsila do Amaral. A palestrante será a doutora em Neurociências e Pós-doutoranda em Neurobiologia do TEA pela Universidade de São Paulo Anita Brito. A iniciativa abordará temas, como: a importância da inclusão escolar e social, impacto da pandemia em pessoas com deficiência, entendendo os transtornos do neurodesenvolvimento na inclusão escolar, entre outros.

Além disso, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, em 2 de abril, Itapevi entra na onda da campanha do mês “Abril Azul”, e estende as atividades pedagógicas para levar mais conhecimento, sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas, para todas as escolas municipais durante todo o mês. A finalidade das atividades não é apenas conscientizar, mas também sensibilizar a criança a praticar a tolerância, empatia e a paciência. Nos CAPS também serão realizadas palestras, encontros, rodas de conversas e outras atividades (confira a programação abaixo).

Carteirinha CIPTEA

Em agosto de 2022, a Prefeitura iniciou a emissão da “Carteirinha do Autista” – Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) na cidade. Já foi entregue cerca de 335 carteirinhas.

O documento facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar o serviço.

Como solicitar:

Para solicitar a Carteirinha, o interessado deve acessar o site da Prefeitura e clicar no link https://ciptea.itapevi.sp.gov.br e preencher todos os campos obrigatórios, anexar os documentos solicitados e enviar a solicitação para análise.

O andamento da solicitação também é acompanhado pelo link acima. Além disso, toda vez que o status da solicitação é alterado, o solicitante é notificado via e-mail.

Prazo de entrega

O prazo de entrega é de aproximadamente 10 dias úteis após aprovação do cadastro. A retirada é feita no Resolve Fácil (R. José Michelotti, 347 – Cidade da Saúde)

A entrega do Ciptea acontece exclusivamente no Resolve Fácil.  Após emissão, o requerente receberá e-mail orientando a retirada no local.

Para retirar a Carteira, a pessoa com autismo ou o responsável legal (cuidador da pessoa com o autismo) deve apresentar o documento de identidade.

 

Palestra: “Tudo o que eu posso ser – A inclusão do espectro autista”

Quando: 17/04/2023

Hora: 10h

Onde: Escola de Tempo Integral Tarsila do Amaral

Endereço: Av. Rubens Caramez, 1000 – Parque Suburbano, Itapevi

Confira os eventos abertos para a população geral nesse mês de abril nos CAPS da cidade:

 

Encontros nos CAPS

CAPS CONVIVER:

Endereço: Rua Joaquim Lemos, 17 – Vila Aurora

Segunda-feira – 03/04/2023 às 07h – Abertura da ação Abril Azul

Quinta-feira – 06/04/2023 às 10h – Comemoração de Páscoa; confraternização com os usuários

Segunda-feira – 24/04/2023 às 10h – Palestra sobre o Dia mundial da saúde

Terça-feira – 25/04/2023 às 10h – Palestra sobre a conscientização do Autismo

 

CAPS INFANTIL:

Endereço: Ladeira Hugo Michelotti, 05 – Centro

 

Quarta-feira – 05/04/2023 às 10h – Palestra: Autismo e seus direitos com a participação do psicólogo Werventon Peixoto e Advogada Dra. Juscilene Moura

CAPS AD III Reconstruir

Endereço: Estrada da Divisa, 1955 – Vila Nova Itapevi

Segunda-Feira – 03/04/2023 até 05/04/2023 – Oficina de geração de renda com ovos de páscoa

Segunda-feira – 10/04/2023 a partir das 9h – Promoção à saúde e qualidade de vida com roda de conversa sobre saúde mental, aferição de sinais vitais, aulão de atividade física, dicas de alimentação saudável com nutricionista, roda de conversa sobre a importância das atividades físicas para saúde e para qualidade de vida. Local: CAPS III AD Reconstruir / Parque da Cidade