A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) dos servidores da Prefeitura de Itapevi, realiza, entre os dias 10 e 14 de abril, a 1ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes). O evento contará com palestras, debates e momentos de integração, tendo como foco primeiros-socorros, saúde mental, segurança pra vida, entre outros.

O principal objetivo da iniciativa é promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico do maior número de servidores possíveis, sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. E buscar o entendimento e cooperação necessária, com foco na prevenção.

A ação é voltada para servidores públicos municipais e não há necessidade de inscrição prévia e foi organizado de forma itinerante para que todos os funcionários consigam ir.

Palestras

Na segunda-feira, dia 10 de abril, das 9h às 12h, o encontro terá como tema: Primeiros Socorros e será ministrado por membros do SAMU Regional Oeste, no Hall da Prefeitura de Itapevi (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi). Por exemplo, será abordado como agir em situações de emergência, com o intuito de prover os cuidados emergenciais necessários até que o socorro chegue ao local.

Na terça-feira (11), das 9h às 12h, a palestra é sobre “Saúde Mental” e fará abordagens com profissionais, impactando nos serviços prestados à sociedade, sobre o meio organizacional, hábitos e atitudes, por exemplo, o encontro será conduzido pelo psicólogo Claudiney Yamaguti, no auditório da Secretária da Educação, que está localizada na Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro.

No dia 12 de abril, das 9h às 12h, o encontro será realizado no Auditório da Guarda Municipal, A palestra será sobre “Saúde Mental” para que o servidor possa identifique sinais de alerta, evitando riscos de acidentes em decorrência do cansaço mental, emocional, fadiga física com a Psicóloga Cleusa Simões.

Já no dia 13 de abril, quinta-feira, teremos palestra na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Agostinho Ferreira Campos, 752 – Villa Nova Itapevi), sobre “Segurança para vida” com o palestrante Cássio Oliveira, inspetor da GCM.

Para encerrar a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, na sexta-feira (14), das 9h às 12h, acontecerá na Câmara Municipal (Rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80 – Jardim Nova Itapevi) palestra sobre “Segurança do Trabalho” com o Engenheiro Caio Freitas, com a temática sobre a importância dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), trabalho em altura, choque elétrico, organização e limpeza, quedas, soterramentos, entre outros.