Com o objetivo de evitar alagamentos e congestionamento na região do Córrego Paim, a Prefeitura iniciou, em março deste ano, – entre a rotatória da Cohab e a Escola do Futuro do Parque Suburbano – a canalização do rio e o novo viário. Neste trecho da Avenida Rubens Caramez serão abertas duas pistas em cada lado da via, nos sentidos Centro e Cotia, com extensão total de 474 metros. De acordo com levantamento realizado nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbano, foram executados cerca de 20% do total de obras na região.

As medidas visam reduzir congestionamentos na região até a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, além de eliminar os frequentes alagamentos e enchentes provocados pelas cheias do Córrego Paim, assim como promoverá a recuperação do curso da água. A obra traz melhorias para todos os moradores da região central da cidade.

As obras  iniciaram no dia 2 de março e devem ser concluídas em dezembro. Os recursos são do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal.

Mais sobre a canalização

O córrego será canalizado parcialmente, mais especificamente entre a Praça da Rotatória Fioravante Belli, na Cohab, e a Rua Domingos da Silva, no Parque Suburbano. Serão executados cerca de 569 metros de canalização, sendo 349 metros em canal aberto e 220 metros em canal fechado.

O contrato foi assinado entre a Prefeitura e o Consórcio Canaliza Paim constituído pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação Ltda. e a Construtora Etama.

As melhorias também englobam a execução das galerias de águas pluviais no trecho da Avenida Rubens Caramez, que será ampliado, e nas ruas do entorno: Witermite José Cerqueira, Francisco Correa, São Judas Tadeu, Angelina Barreto, Ana Maria Vaz e Rua Domingos da Silva.

Até o momento, a Prefeitura já executou os serviços de canalização no trecho do Córrego Paim, na Rotatória Fioravanti Belli, no trecho paralelo à Avenida Rubens Caramez e no canal lateral existente na Rua dos Trabalhadores. Foi realizado também a escavação e transporte de material, assentamento de peças de concreto armado nas laterais do canal aberto e da armação e concretagem da laje de fundo do canal aberto.

Em breve serão realizados os trabalhos de conclusão da canalização aberta, execução da canalização fechada (aproximadamente 220 metros), das pistas de rolamento de trânsito (sentido Centro e Cotia), e das galerias de águas pluviais no trecho da Avenida Rubens Caramez, que será ampliado e nas ruas do entorno: Witermite José Cerqueira, Francisco Correa, São Judas Tadeu, Angelina Barreto, Ana Maria Vaz e Domingos da Silva.