A Prefeitura de Itapevi realiza diversas ações com foco no Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio. O objetivo é dar visibilidade ao tema e discutir políticas públicas que possam minimizar o problema.

No dia 22 de setembro (sexta-feira), às 14h, na Secretaria de Saúde (Rua Carmem Silva de Almeida, 470 – Cidade Saúde), uma palestra voltada para coordenadores de unidades de Saúde do município com a palestrante Hemeni Ibrahim, neurocientista comportamental especialista em saúde mental e em gestão estratégica de pessoas.

A ação é uma iniciativa conjunta entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e a Saúde. O evento contará com música ao vivo.

Além da palestra motivacional, durante todo mês, uma vez por semana, psicólogos que atendem nas unidades de saúde do município promoverão rodas de conversa com os pacientes.

No dia 18 (segunda-feira), será realizada uma apresentação no Teatro Municipal pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

No Setembro Amarelo, todas as unidades de saúde e o Resolve Fácil adotarão identificação visual da campanha na entrada para alertar sobre a importância de discutir o assunto. Já os funcionários da saúde usarão laços amarelos em referência à campanha e conversarão com os pacientes sobre o tema.

A cidade gravará vídeos e fará publicações nas redes sociais chamando a atenção para a campanha e os monumentos da cidade serão iluminados na cor amarela em alusão à campanha.

O IBJ (Instituto Bom Jesus), que administra o CIS (Centro Integrado de Saúde), fará uma palestra motivacional com o supervisor de enfermagem, Hudson Natanael, para os usuários dos serviços sobre o tema: “Juntos somos mais fortes”. Ele abordará os temas expectativas, desilusão, ansiedade, depressão e suicídio.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida no mundo. Esse dado faz com que todos fiquem em alerta com familiares e amigos, que possam pensar ou indique a possibilidade de cometer o suicídio.

Tratamento

A tentativa de suicídio ou pensamentos suicidas são considerados acometimentos graves que necessitam de escuta qualificada. No entanto, sabe-se que o acolhimento e escuta empática podem ser realizados por todos, independentemente de formação em saúde mental.

Assim, familiares, amigos, educadores, profissionais da saúde, segurança, líderes religiosos, dentre outros, são potentes agentes de acolhimento e apoio em saúde mental.

Em se tratando de atenção especializada, a população de Itapevi conta com o atendimento permanente de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os quais se destinam ao cuidado das pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

Em casos de tentativa de suicídio com risco iminente de vida o paciente deve ser atendido imediatamente no Pronto-Socorro Central para receber cuidados emergenciais clínico e psiquiátrico e, posteriormente, ser encaminhado aos CAPS.

Para situações em que a pessoa esteja planejando ou constantemente pensando em suicídio o acolhimento deve ser feito pelos CAPS.

Pessoas com menos de 18 anos devem ser acolhidas pelo CAPS Infanto Juvenil Ciranda (Ladeira Hugo Michelotti, 5 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Adultos com transtornos mentais aliados ao uso de álcool ou outras drogas devem ser acolhidos pelo CAPS AD Reconstruir 24h (Estrada da Divisa, 1955 – Vila Nova Itapevi).

Jovens e adultos, que estejam passando por transtornos mentais, mas não fazem uso de álcool ou outras drogas, devem procurar atendimento no CAPS Espaço Conviver – 24h (Rua Joaquim Lemos, 17 – Centro).

Existem ainda o contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida -188 (Ligação gratuita) e a Escuta Psicológica (só para servidores públicos) pelo 4143-7500 (Ramal 2007).