A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta segunda-feira (16), uma série de palestras sobre abandono de animais domésticos e manejo de animais silvestres. O evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu cerca de 50 pessoas.

A ação faz parte da Semana de Educação Ambiental, de 16 a 22 de setembro que prevê uma série de atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre ações de conservação do meio ambiente e reduzir os impactos ambientais produzidos pelo ser humano.

Durante a primeira palestra, com o tema “Sensibilização Contra o Abandono de Animais”, a médica veterinária Cátia Costacurta falou sobre o convívio do ser humano com cães e gatos e como a intensidade dessa relação repercute de forma importante sobre a saúde das pessoas e dos animais e seu impacto no meio ambiente.

Já na palestra “Manejo de Animais Silvestres”, Caio Góis, biólogo especialista em manejo de fauna e educação ambiental, no Bioparque Macuco falou sobre técnicas de resgate com segurança e abordou práticas de educação ambiental e proteção à natureza.

Na terceira palestra, “Apresentação e Funcionamento do CETAS” representantes do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS Barueri explicaram sobre o funcionamento do local que atende animais silvestres doentes, provenientes de apreensão, entrega voluntária, ou vítima de maus tratos no município e região.

Próximos eventos

Na quarta-feira (18), também acontece Oficina de Recicláveis, às 13h, no CRAS Maristela (Av. Pedro Paulino, 422, Cohab I).

“Responsabilidade Compartilhada na Gestão de Resíduos Sólidos” é o tema discutido, na quinta-feira (19), na Câmara Municipal de Itapevi, das 9h às 11h. O evento é aberto ao público.

No dia 20 (sexta-feira), acontece na Praça 18 de Fevereiro, das 9h às 16h, a Feira Animal! Educação Ambiental em Exposição, com palestras sobre evolução, anfíbios e répteis, entre outros assuntos, além de exposição de tendas temáticas.

No sábado (21), às 9h, acontece na Praça Paulo França, em Amador Bueno, plantio de árvores frutíferas e paisagísticas e, às 11h, plantio na Praça Nelson Mandela, no Cardoso, com a participação da Kolping e alunos da Universidade Paulista (UNIP).

E finalmente, no domingo (22), às 7h30, ocorre a 3ª Pedalada pelo Meio Ambiente, para incentivar a adoção de hábitos sustentáveis e saudáveis, na Praça 18 de Fevereiro.