Uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a Colgate realizou, nesta segunda-feira (23), a entrega de 1 mil kits de higiene bucal para profissionais das áreas da Educação e da Saúde do município que participaram de um treinamento sobre saúde bucal no Teatro Municipal, no Centro.

A capacitação beneficiou diretamente 1 mil profissionais, sendo eles professores, agentes comunitários e equipes de saúde bucal (dentistas e auxiliares em saúde bucal). A iniciativa é parte do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” da empresa em sintonia com a política pública de saúde bucal desenvolvida pela Secretaria de Saúde do município.

Vale destacar que 30 mil estudantes da rede municipal de ensino deverão receber, no início do ano que vem, os kits junto aos uniformes e materiais escolares. O kit dos profissionais é composto por uma bolsa com quatro tubos de pasta dental, sendo duas delas para dentes sensíveis, um sabonete antibacteriano e uma escova de dentes. Já o dos estudantes por uma pasta dental, uma escova de dentes e folheto educativo.

O objetivo da iniciativa é oferecer informações sobre cuidados e prevenção de doenças bucais. Os profissionais foram sensibilizados e convidados a estender os conhecimentos aos alunos de creches, pré-escola e Ensino Fundamental I no município. A expectativa é de que 30 mil alunos do sistema público sejam beneficiados com a ação. A parceria auxilia na construção de um futuro mais saudável para as crianças da cidade.

Na ocasião, quatro sessões de treinamento serão realizadas no Teatro Municipal de Itapevi. “A parceria permite capacitar quem tem contato direto com as crianças. O aprendizado sobre hábitos de higiene bucal precisa ser efetivo na primeira infância para reduzirmos problemas de saúde no futuro”, conta Adriana Anido, vice-presidente de marketing da Colgate-Palmolive no Brasil.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, aos 5 anos de idade, mais de 53% das crianças já tiveram cárie. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta que as crianças nessa idade já têm, em média, mais de duas cáries nos dentes de leite. Uma boa higiene bucal ajuda a prevenir cáries, gengivite e outras doenças bucais. Essas doenças podem causar dor, desconforto e desencadear problemas de saúde mais graves, como problemas cardíacos, diabetes e até mesmo obesidade.