A Prefeitura de Itapevi intensifica, durante a pandemia do novo coronavírus, os trabalhos de busca ativa aos moradores de rua do município, incentivando-os a aderirem os serviços de acolhimento para evitar a proliferação do vírus e da contaminação, além do frio das últimas semanas.

Esta ação começou ainda no dia 25 de março e diariamente acontecem abordagens sociais com orientações referentes aos riscos à saúde. Os agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social informam sobre os perigos e indica a hospedagem, neste período de pandemia, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Alto da Colina.

Este espaço foi modificado para atender os moradores de rua neste período. No local foi criado uma estrutura para fornecimento de alimentação, pernoite e higienização dessas pessoas. Ainda no local são realizados exames de tuberculose, testes de Covid-19 e imunização contra a Influenza (H1N1). Com o resultado negativo para o novo coronavírus, essas pessoas são encaminhadas à instituição que possui parceria com o município para dar continuidade com segurança ao isolamento social.

Como ajudar moradores de rua

Caso você presencie alguém em condições de rua e que precise de abrigo e acolhimento, é possível entrar em contato com o plantão social da Secretaria de Desenvolvimento Social pelo telefone 4143-9700 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Atualmente, a Prefeitura estima que existam aproximadamente 40 pessoas em situação de rua no município. O serviço de Busca Ativa e Acolhimento tem como objetivo convidar os moradores de rua para locais adequados e com infraestrutura fornecida pela Prefeitura, mas por lei não há como obrigá-los a aceitar a transferência de local.

Desde março, durante as abordagens, 23 pessoas aceitaram o acolhimento ofertado, contudo muitos abandonam o local por não existir obrigatoriedade de permanência.

A Prefeitura identifica que a não adesão e permanência ao acolhimento ocorre principalmente pelo uso excessivo de substâncias psicoativas (drogas) e/ou álcool. A administração continua com busca ativa, inclusive em razão do período de inverno e da pandemia.