Unidade da Chácara Santa Cecília é a primeira escola da rede municipal a aplicar as novas diretrizes de ensino

A Prefeitura de Itapevi transformou o Cemeb Profª Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, em uma escola de tempo integral. A unidade foi a primeira a passar por remodelação para atender às especificações do projeto Escola do Futuro, que faz parte do Programa Educa Itapevi, lançado em 2019.

A nova metodologia de ensino de Itapevi foi criada para ser implantada nas escolas do futuro recém-construídas no Parque Suburbano e no Santa Rita.  Mas o método também será gradativamente aplicado em todas as unidades de ensino do município, de 1º ao 5º, do ensino fundamental.

A unidade na Chácara Santa Cecília passou a ser de tempo integral, já em fevereiro, no início do ano letivo. As principais modificações foram na metodologia e na ampliação do horário de atendimento dos 399 alunos, que passou a ser das 7h às 16h.

Em breve, a escola, que atualmente possui 13 salas de aula, passará por ampliação, com o acréscimo de mais duas salas e adequação dos espaços para inclusão de ateliê criativo, eurecateca, adaptação das salas dos professores, biblioteca, cozinha e refeitório.

No conteúdo programático foram acrescentados, além das matérias do currículo, as aulas eletivas escolhidas pelos próprios alunos, dentro da proposta da Escola da Escolha. Que traz para as crianças o  protagonismo do seu futuro, de forma participativa, criativa e proativa, por meio do ensino orientado que incentiva a autonomia dos alunos quanto ao próprio estudo, materiais e rotina.

  

Mudança

Com a mudança, a unidade conta agora com 27 professores, sendo 13 de referência das salas de aula, mais os especialistas das eletivas e os educadores de inglês, arte e educação física.

Além destes educadores, a unidade conta com 5 monitores e duas professoras articuladoras (que além de trabalharem junto à coordenação, também auxiliam as crianças com dificuldades na alfabetização), um coordenador pedagógico, um técnico administrativo, um agente de serviços gerais, o vice-gestor e o gestor da unidade.

Parceria

A Escola da Escolha é um projeto implantado em Itapevi, em parceria com o Instituto Cacau Show e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).

 

Conceito

Batizado de Escola da Escolha, a nova metodologia de ensino das escolas do futuro apresenta um conceito que contempla a revitalização e a ressignificação dos espaços escolares para possibilitar a realização de atividades pedagógicas, com foco no estímulo à criatividade e ao desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos estudantes.

Com as novas diretrizes, a administração municipal visa melhorar a qualidade da Educação Básica em toda a rede municipal de ensino.