Objetivo das iniciativas é chamar a atenção para o problema e reduzir as chances do aparecimento da doença com ações preventivas

Em outubro, a Prefeitura Itapevi lançou a campanha “Pode ser Rosa, Pode ser Azul” com uma série de atividades para Outubro e Novembro, meses de prevenção e conscientização dos cânceres de Mama e de Próstata.

Um ciclo de palestras gratuito e aberto ao público começa a partir de sexta-feira (22 de novembro), às 9h30, no CRAS Aurora (Rua Américo Valentim Christianini, 420).

No dia 26 de novembro, às 14h, acontece a segunda palestra no CRAS Cardoso (Rua Rosângela Mariano Limas, 266). No dia 27 de novembro, às 10h, é a vez dos beneficiários do CRAS Amador Bueno (Rua Francisco Rodrigues Paes, 49) assistirem à palestra de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e a iniciativa de realizar as duas campanhas simultaneamente é para reduzir custos e otimizar a mobilização dos cidadãos e de profissionais em um período maior de conscientização sobre os assuntos.

Exames de PSA

Neste mês, a rede de saúde está realizando até o final de novembro a análise clínica do sangue de PSA em todas as suas unidades em homens acima de 40 anos. Caso, o resultado indique alguma alteração esse paciente será encaminhado para um urologista, que fará o exame mais detalhado para avaliar o quadro clínico do paciente.