A Prefeitura de Itapevi está com inscrições abertas para o curso gratuito Sebrae Minimercados, destinado a microempreendedores do setor de minimercados e mercearias. As vagas são limitadas a 30 alunos por turma aberta.

Para participar é necessário realizar o cadastro on-line em https://tinyurl.com/y44gz7g4. O interessado deve comprovar por meio de CNPJ que é comerciante do setor.

As aulas terão início na segunda-feira (11), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Av. Presidente Vargas, 376, Vila Nova Itapevi). Em 11,12,14,18 e 19 de novembro o horário é das 18h30 às 22h30. Nos demais dias, as aulas acontecem a partir das 19h.

Com duração até o dia 9 de dezembro, o curso tem carga horária de 39 horas e ensinará técnicas de barganha, controle de estoques, legislação, inovação e gestão financeira, entre outros assuntos.

O programa prevê ainda consultoria com agendamento individual no local do curso, durante horário comercial e também na empresa do microempreendedor.

Pequenos Negócios

De acordo com pesquisa do Sebrae, em 2017, os minimercados formam o segundo maior segmento em número de pequenos negócios – cerca de 420 mil, no Brasil. Eles representam 6% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e respondem por 35% das vendas do setor supermercadista. Só no Estado de São Paulo, existem mais de 40 mil micros e pequenas empresas no segmento de varejo alimentar.