Iniciativa é uma das 20 ações do ItapeVida, lançado em julho para melhorar a qualidade do serviço de saúde em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi inaugura no dia 18 de novembro (segunda-feira), às 10h, as novas instalações da USF (Unidade de Saúde da Família) Santa Cecília, na Rua dos Camarões, 123, na Chácara Santa Cecília.

A mudança foi necessária para melhorar o atendimento oferecido à população e é uma das ações previstas pelo ItapeVida, programa lançado em julho, que tem como objetivo aperfeiçoar os serviços de saúde no município.

A USF realiza atendimento preventivo, com médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. No local, são realizadas consultas nas especialidades básicas, vacinação, curativos, pré-natal e puericultura (acompanhamento de rotina de bebês e crianças pequenas).

A nova unidade é composta por dois pisos. No térreo estão a parte de atendimento à população, com a recepção, dois banheiros adaptados, três consultórios médicos, farmácia e salas de curativo, de vacina e de medicação e no piso superior funciona a parte administrativa.

As obras começaram em fevereiro de 2019 e essa é uma antiga demanda dos moradores do bairro para ter um local mais adequado e moderno.

ItapeVida

O Itapevida é um programa de saúde, lançado em julho, que reúne 20 ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal. Em todo o Brasil, a área enfrenta problemas crônicos, causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.

O Itapevida é uma resposta da Prefeitura a esses problemas. Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.

O trabalho, que foi realizado entre junho e outubro de 2018, enfatizou a reestruturação do atendimento básico de saúde – que pode, segundo o estudo, resolver até 90% das demandas da população.

Para isso, o Itapevida prevê a criação de novas Unidades Básicas de Saúde, ampliação e construção de Prontos-Socorros, contratação de médicos e uma série de outras medidas pautadas pela humanização do atendimento e pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Em julho, já foram entregues quatro novas ambulâncias à população, sendo três destinadas ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e uma ao quadro de suporte das demandas da saúde municipal.

O equipamento se soma aos 13 veículos que passaram a reforçar a saúde do município em março de 2018.

Além disso, a Prefeitura já está fornecendo alimentação nos três Prontos-Socorros de Itapevi – Central, Cardoso e Amador Bueno.

Desde abril deste ano, todos os pacientes, adultos e crianças, que estiverem internados há mais de 12 horas serão alimentados. Caso o enfermo seja menor de 18 anos, maior de 60, gestante ou incapaz, seus acompanhantes também têm direito às refeições.

Confira as ações previstas pelo Itapevida:

Realizadas

1) Entrega de nova frota de ambulâncias

2) Alimentação nos três Prontos-socorros

3) Inauguração do Centro de Hemodiálise, no Santa Rita

4) Implementação do novo CAPS Infantil

5) Inauguração da nova USF Santa Cecília

Em andamento

6) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde

7) Implementação de unidades modelo

8) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil

9) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)