Nesta quarta-feira (12), as obras da reforma do Pronto Socorro Central, na Cidade Saúde, atingiram a marca de 20% de obras concluídas e seguem em ritmo acelerado. As informações são da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, pasta que acompanha o desenvolvimento das melhorias, que começaram em setembro de 2021.

A unidade vem passando por completa remodelação para dar mais conforto e dignidade aos pacientes e funcionários, além de agilizar o atendimento à população.

O PS passa por reestruturação total, com ampliação da área de medicação, mudanças dos consultórios, recepção, novas salas de triagem, adequação dos sanitários, novas salas de observação e ampliação da área de emergência com aumento de leitos.

A remodelação está sendo feita por etapas, respeitando a rotina de trabalho da unidade. Mas para minimizar os transtornos naturais de uma reforma, a Secretaria de Saúde tem orientado a população a buscar, neste período, atendimento nos prontos-socorros de Amador Bueno e da Vila Dr. Cardoso.

Localizado na Rua José Michelotti, 300, na Cidade Saúde, o PS Central realiza atendimentos de urgência e emergência nas áreas de clínica médica, cirurgia, psiquiatria e ortopedia.

Centro de Combate à Gripe

No espaço ao lado onde funciona o PS, a Prefeitura montou a unidade 24h em caráter de urgência para atender casos de síndrome gripal que aumentaram mais de 200% em dezembro.

O Centro de Combate à Gripe (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei, 300, Cidade Saúde) conta com três médicos e equipes de enfermagem, que atendem exclusivamente os pacientes com sintomas de gripe, que também se confundem com os da Covid-19.

O local possui três consultórios médicos, salas de coleta e medicação. Prefeitura teve o apoio do Exército Brasileiro que disponibilizou 7 tendas para a implantação de recepção e triagem, montadas em frente ao prédio de alvenaria.

A iniciativa foi possível graças à contratação emergencial de 42 profissionais de saúde para reforçar o atendimento a moradores que apresentam sintomas de gripe, que podem ser em virtude do vírus Influenza A – H3N2 ou da Covid, com a nova variante Ômicron.

Pacientes com síndrome gripal, como sintomas respiratórios, dor de garganta, dor no corpo, com ou sem febre, devem procurar o novo Centro de Combate à Gripe. Objetivo da ação é não misturar pacientes com doenças distintas e garantir melhor fluxo de atendimento nos prontos-socorros, para casos de urgência e emergência.