Automóveis usados têm até 31 de dezembro de 2023 para mudança do emplacamento

Você certamente já andou pelas ruas e avenidas de Itapevi e se deparou com alguns carros com a nova placa de identificação no padrão Mercosul. Caso deseja instalá-la em seu veículo é importante saber que a novidade é válida em seis situações: registro de veículo 0 km; mudança de categoria do veículo; em caso de furto, extravio, roubo ou dano na placa (inclusive dano à tarjeta e rompimento do lacre da placa traseira padrão cinza); mudança de município ou de Estado; quando o veículo for reprovado em vistoria veicular nos procedimentos de transferência com observações sobre a placa e/ou lacre (exemplo: placa não refletiva) e necessidade de instalação de placa adicional traseira.

Nestes casos acima, o padrão estabelecido pelo Mercosul começou a ser exigido em Itapevi e em todo o país em 31 de janeiro deste ano. Os veículos usados terão até 31 de dezembro de 2023 para mudar o novo emplacamento.
Enquanto este período não se expira, a troca da placa cinza para o padrão Mercosul será permitida de maneira voluntária. Porém, o interessado deverá ficar atento para a obrigatoriedade de realização de vistoria veicular e para a emissão de novo documento do veículo (CRV). Caso não deseje a troca, o proprietário poderá continuar circulando com seu veículo até o sucateamento, sem necessidade de substituição para o padrão Mercosul.

De acordo com o novo padrão Mercosul não há mais o recolhimento das taxas de emplacamento para o Detran/SP. O valor a ser cobrado pelo novo emplacamento deverá ser consultado nas empresas estampadoras de placas. Em pesquisa no mercado, o Detran considera que o valor máximo da placa Mercosul para carros, ônibus e caminhões pode chegar a R$ 138,24. Já a placa avulsa ou de identificação de motocicletas pode atingir até R$ 114,86.
A nova PIV (Placa de Identificação Veicular) como agora está sendo chamada deve ser revestida na sua parte frontal de película retrorrefletiva, na cor branca com uma faixa na cor azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome Brasil.

O padrão de estampa é composto de sete caracteres alfanuméricos, em alto relevo, na sequência LLLNLNN, com igual espaçamento e combinação aleatória, distribuída e controlada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O caractere “L” refere-se à letra, e o caractere “N” refere-se ao numeral.
Além disso, o novo modelo de PIV não possui lacre. O QR Code (código de barras em formato quadrado) está substituindo.

Os interessados em esclarecer dúvidas sobre a PIV devem procurar pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o guichê do Detran, localizado no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347 – Cidade Saúde). Os documentos prévios exigidos são pessoais RG e CPF e do veículo CRV (Certificado de Registro de Veículo).

O serviço de emplacamento de veículos e realizado após os procedimentos do Detran e recolhimento de taxas. No entanto, o procedimento é realizado atualmente apenas nos municípios de Osasco (Rua Petúnia, 60 – Jardim das Flores) e de Santana de Parnaíba (Alameda Oceania, 152 – Polo Empresarial). Em ambos os locais o funcionamento é das 8h às 17h.

Mais dúvidas sobre o novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV – Padrão Mercosul) podem ser obtidas por meio deste link.