Até o final de novembro, o SAMU Itapevi (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ganhará um novo aliado no atendimento ao público: a tecnologia. As equipes trabalharão munidos de tablets, que auxiliarão na agilidade do repasse da ocorrência para as viaturas de resgate, do preenchimento das fichas de atendimento do paciente e posterior transmissão, de forma digitalizada, para a Central de Regulação de Urgências. Tudo isso com o objetivo de orientar a melhor tomada de decisão na área da saúde.

Como vai funcionar?

A Central de Regulação do SAMU passará a enviar as informações das ocorrências diretamente para as equipes de plantão na base. Um sinal sonoro será enviado ao aparelho, alertando sobre a entrada da ocorrência, na qual será disponibilizada a identificação inicial do paciente, o motivo da solicitação e o endereço para atendimento.

A ferramenta já estará conectada ao Google Maps que possibilitará maior agilidade no deslocamento e melhoria no tempo resposta ao atendimento pré-hospitalar. Ao chegar na unidade de saúde referenciada, a ficha do Atendimento Pré Hospitalar (APH) será apresentada à equipe, seja hospitalar ou de Pronto Socorro, para o entendimento dos procedimentos médicos e de enfermagem adotados pela equipe do SAMU 192 .

Com o documento digitalizado, a medida evitará ainda o desperdício de papel e reduzirá custos administrativos com a compra de novos materiais e prontuários manuais.

Neste momento, as equipes estão em fase de treinamento para utilização do equipamento, que funcionará junto à programação operada pela Central de Regulação Médica.