Dia D da campanha acontece no sábado (30) em todas as unidades de saúde; devem ser vacinados jovens que ainda não tomaram as duas doses necessárias

Entre os dias 18 e 30 de novembro, o Ministério da Saúde promoverá a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo que tem como público-alvo, jovens de 20 a 29 anos, que ainda não tomaram as duas doses da vacina. O dia D, de mobilização nacional, será em 30 de novembro (sábado).

Esta fase da campanha é seletiva, ou seja, só precisa ser imunizado quem está com o esquema vacinal da tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola) incompleto.

Em Itapevi, a vacinação será realizada em todas as unidades básicas de saúde. Na cidade, já foram registrados 79 casos de sarampo. De segunda a sexta-feira, a vacina é aplicada das 8h às 15h. No sábado, dia 30, o atendimento será das 8h às 17h.

Doença contagiosa
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa que pode causar complicações sérias como cegueira, surdez, alterações neurológicas e óbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

Quem deve ser vacinado
A única forma de evitar a doença é por meio da imunização da vacina. Devido ao aumento dos casos de sarampo, a dose zero, que deve ser aplicada em crianças de 6 a 11 meses, também é conhecida como dose extra. Crianças que completam 12 meses devem tomar mais uma dose da vacina e aos 15 meses, a terceira. Ou seja, bebês de seis a 15 meses, atualmente, devem ser vacinados três vezes e estarão protegidos contra a doença por toda a vida.

Para jovens e adultos até os 29 anos de idade, que tomaram apenas uma dose, uma segunda dose de reforço deve ser aplicada. Adultos de 30 a 49 anos devem receber apenas uma dose. Quem não tomou nenhuma vez, perdeu o cartão ou não se lembra deve ser vacinado seguindo estes critérios.

Contraindicação
A vacina é contraindicada durante a gestação pois ela é produzida com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gravidez tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.