Jogar por jogar não conta na 2ª edição do JEI (Jogos Escolares de Itapevi), realizado entre os meses de outubro e novembro em Itapevi. O objetivo da competição é criar uma interação entre os alunos, além de colocar em prática a aprendizagem com as exigências nos momentos de disputas de noção espacial, temporal, precisão e aplicação da força. Os estudantes competiram em duas modalidades: atletismo (para alunos de 3º até o 5º ano) e jogo de taco (para alunos de 2º até o 4º ano).

Participam do torneio cerca de 430 crianças de 32 unidades escolares das 40 da rede municipal de ensino que podem aderir à iniciativa por possuir estudantes com idades entre 7 e 10 anos. A adesão foi de 80% da rede.

Cada escola participante dos jogos selecionou 10 crianças: cinco meninas e cinco meninos, uma vez que as competições são todas mistas. Todos os atletas receberam medalha de participação e as escolas vencedoras levaram troféus.

O JEI é uma variação de modalidades esportivas do antigo JIM (Jogos Interescolares Municipais), iniciado em 2010 e que aconteceram até 2016. A competição atual é parte do programa municipal Aprendizagem pelo Movimento, desenvolvido pela Secretaria de Educação. A 1ª edição aconteceu no ano passado.

A primeira modalidade disputada foi o atletismo, que aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro. Os jogos foram realizados no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Alto da Colina.  A modalidade foi composta por quatro provas: 50 metros rasos; 60 metros com barreiras; salto à distância e corrida de revezamento. Participaram da competição 310 estudantes e 62 professores da educação física escolar estiveram envolvidos na ação.

No primeiro dia de competição conquistaram os três primeiros lugares as Cemebs: Governador André Franco Montoro (Vila Dr. Cardoso), Benedicto Antonio dos Santos (Vila Dr. Cardoso) e Bemvindo Moreira Nery (Cohab). No dia seguinte, venceram, respectivamente, a Escola do Futuro Tarsila do Amaral (Parque Suburbano), Professora Evany Camargo Ribeiro (Chácara Mont Serrat) e Vinícius de Moraes (Jardim Itacolomi).

Já o jogo de taco aconteceu nos dias 5, 11, 12 e 14 de novembro, no Cemeb Professora Neusa Marques Lobato, no Jardim Santo Américo. A iniciativa reuniu 120 alunos e 40 professores de educação física. Nos quatro dias de competição, as unidades de ensino premiadas foram as Cemebs Monteiro Lobato (Cohab), Irany Toledo de Moraes (Jardim Santa Rita), Senhora Manoela Sanches Casagrande (Ambuitá) e Governador André Franco Montoro (Vila Dr. Cardoso).

Durante as competições do JEI, as crianças selecionadas tiveram direito ao transporte e receberam café da manhã, almoço e lanche da tarde, tudo custeado pela Prefeitura.

Aprendizagem pelo Movimento – Educação Física Escolar

Iniciativa da Secretaria de Educação, o programa tem 11 anos e conta com formação continuada dos docentes e acompanha a rotina escolar na disciplina de Educação Física, subsidiando a prática do professor e estabelecendo parcerias com federações esportivas para promover festivais, torneio e campeonatos. Atualmente, 114 professores da rede municipal de ensino fazem parte do programa.

O programa estimula também nas unidades escolares o desenvolvimento de jogos e brincadeiras, que têm como foco central o movimento corporal e o objetivo de propiciar aos alunos novas vivências, experiências educativas e construção de valores, como cooperação, solidariedade e respeito às regras de convivência.