Novo espaço reunirá, em um único lugar, Delegacia da Mulher, GCM, Demutran, Transporte, Central de Monitoramento e Jari para atender cidadão com mais qualidade e agilidade

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e a GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi estarão de casa nova, neste mês de agosto, em modernas instalações em um prédio de quatro pavimentos com acessibilidade e completamente adaptado às necessidades de segurança pública da cidade.

Neste momento faltam apenas ajustes de conectividade do prédio, como a instalação da Internet para o recebimento de mais de 250 profissionais nas mais diversas funções administrativas e técnicas. O novo prédio fica na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva – 890, no Jardim Santa Rita, próximo ao Atacadão.

O espaço receberá diversos equipamentos públicos, como: a grande parte das divisões da GCM, que migrarão da Estrada do Itaqui, no Refúgio dos Pinheiros. No bairro do Itaqui, continuam o Canil da Guarda, os serviços mecânicos, além das equipes ROM (Ronda Ostensivas em Motocicletas) e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).

O local já abriga, no primeiro pavimento, a DDM (Delegacia da Mulher). No segundo ficará o Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), o Setor de Transportes da pasta e a equipe administrativa da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. No terceiro e quarto pavimentos ficarão os grupamentos da GCM.

No segundo andar tem uma sala reservada para os trabalhos estratégicos e de planejamento do GGI (Gabinete de Gestão Integrada), dispositivo que reúne as forças de segurança da cidade, como: GCM, Polícia Civil, PM (Polícia Militar) e agora o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além da sociedade civil organizada para pensar em formas de combate e enfrentamento à violência no município.

O serviço de inteligência da Central de Monitoramento da GCM também ficará no local, assim como a Banda da Guarda, projetos desenvolvidos pela corporação e a JARI (Junta Administrativa de Recursos Infracionais). O prédio conta com refeitório, elevador e academia para uso das forças policiais.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana estava localizada na Rua Joaquim Nunes, 65 – Centro, que manteve durante muitos anos a instalação do Paço Municipal.

DDM

Nesta quinta-feira (06), a Delegacia da Mulher de Itapevi foi entregue oficialmente à população pela Prefeitura e Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O novo espaço oferece um ambiente planejado e acolhedor para mulheres, crianças e adolescentes, vítimas de violência. A DDM possui uma recepção ampla, com brinquedoteca, a Sala Lilás, que oferece acolhimento com mais conforto e privacidade para as mulheres, e a Sala de Escuta – ambiente lúdico planejado onde as crianças, vítimas de violência, são ouvidas por profissionais especializados. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.