Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Itapevi realizou o 1º Seminário Internacional Segurança Cidadã, na Câmara Municipal, na Vila Nova. O evento foi promovido pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi. O objetivo do encontro foi proporcionar um intercâmbio de experiências na área de segurança pública.

Dentre os destaques de palestras foi o General de Brigada do Estado Maior do México e condecorado pela Câmara dos Senadores, Mario Rodolfo Segura Villaseñor, que tratou do assunto da segurança pública cidadã. A secretária de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Elza Paulina de Souza, abordou o tema “A Guarda Civil Metropolitana da capital”. Já o Guarda peruano, Armando Issac Jara Mendonza, focou no assunto “A importância do Guarda no Peru”.

A mexicana, Fátima González Hernández, abordou o assunto “Profissionalização da polícia no México e o desenvolvimento humano policial”. O guarda Yerson Nuñez Oliva, do Peru, discorreu sobre “Avanços e iniciativas sobre a regulamentação da lei do guarda peruano”.

O mexicano, Francisco Enrique Varela, tratou dos “Limites da atuação policial na perspectiva da Teoria do Crime”. Ao término, foram entregues certificados aos palestrantes e as lembranças às delegações visitantes.

Ao todo, o município recebeu 27 agentes de segurança estrangeiros, sendo 12 deles peruanos e outros 15 mexicanos. Do Peru, eles vieram das cidades de Lima e das províncias de Huancayo e Huaura. Do México, os agentes são das cidades de Zacatecas, Cancun, Guadalajara e Cidade do México.

Durante o período de visita, que se estende até as festividades de 63 anos da cidade, os agentes do México e do Peru conhecerão ainda o funcionamento das Guardas Municipais de Barueri e de São Paulo.