Evento de boas-vindas aos calouros acontece no prédio da Secretaria de Educação, no Centro. Ao todo, 100 estudantes devem começar o semestre no polo educacional itapeviense

Na próxima quinta-feira (20), a partir das 19h, o Polo da UAB (Universidade Aberta de Itapevi), que funciona nas instalações da Secretaria de Educação (Rua Irineu Chaluppe, 65 – Centro), promove a aula inaugural dos cursos de Licenciatura (Matemática, Pedagogia e Letras) e Computação (Tecnologia de Informação (TI), Ciência de Dados e Engenheira de Computação) da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). O evento acontece no auditório da Secretaria e a estimativa é de que 100 estudantes participem desta primeira aula. Também haverá o trote Cidadão Paulista.

Os alunos que ingressam no polo da UAB Itapevi realizaram vestibular da Univesp em dezembro do ano passado. Ao todo, foram oferecidas 100 vagas (50 para licenciatura nas áreas humanas e exatas e 50 para bacharelado na área de tecnologia).

Os estudantes nos cursos de licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. Na área de tecnologia, os ingressantes vão estudar 1 ano e 6 meses de ciclo básico com opção para: Tecnologia da Informação (TI), Ciência de Dados e Engenharia de Computação. Ou seja, o aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro.

Trote Cidadão Paulista

A iniciativa será marcada pelo Trote Cidadão Paulista, na qual os participantes deverão doar um livro de literatura. Um grupo de alunos de veteranos do curso de Engenharia da Computação deverá utilizar os itens doados para levar leitura à comunidade de Itapevi em uma ação social que está em projeto e pretende tornar as obras acessíveis em espaços públicos da cidade.

Sobre a UAB

A Universidade Aberta do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior em todo o país.

A Prefeitura de Itapevi firmou convênio em 2006 com o MEC para oferecer graduações de nível superior e pós-graduação vinculados às mais renomadas universidades públicas do Brasil, como UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UNESP (Universidade Estadual do Estado de São Paulo), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UNIFESP (Universidade Federal do Estado de São Paulo) e UFABC (Universidade Federal do ABC), IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo), além de cursos técnicos.

O aprendizado na UAB se dá por meio de aulas online e presenciais. Funcionando em Itapevi desde 2007, o polo já ofereceu mais de 2 mil vagas nos cursos de graduação e licenciatura – Administração Pública, Pedagogia, Sistemas de Informação, Matemática e Educação Musical. Já foram oferecidas também mais de 500 vagas para especializações, atualizações profissionais e pós-graduações e mais de 1,2 mil vagas para os cursos de E-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil).

A UAB Polo Itapevi atende de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h. O telefone é 4143-8400 (Ramal 235) ou 4142-7854 ou por e-mail secretaria.uabitapevi@gmail.com.