O programa Conecta Itapevi, lançado em janeiro pela Prefeitura, teve um total de 28.378 acessos à internet gratuita, somente nos últimos dois meses. Os horários preferidos dos itapevienses para utilizar o benefício são: 12h, 13h e 18h.
O dia com mais acesso foi em 10 de setembro, com 1.046 acessos. A média fica entre 500 e 600 acessos diários. O serviço atende moradores de todas as idades, sendo predominante entre os jovens de 20 a 25 anos. A grande parte dos usuários utiliza o serviço através dos smartphones.

Mas também existem idosos que utilizam o serviço para resolver problemas, falar com amigos e parentes, utilizar as redes sociais, como Verônica Maria da Silva, de 64 anos, que trabalha como cabelereira, na região próximo à praça José Batista Silveira, no bairro Nova Itapevi. Ela aprova o serviço e faz uso do wi-fi em seus tempos vagos “Eu achei que valeu muito a pena porque estávamos precisando de um serviço assim, facilita muito para gente”, contou Verônica.

Atualmente a cidade conta com 5 praças que disponibilizam wi-fi gratuito à população. Cada ponto possui internet de 10MB, possibilitando o acesso simultâneo de até 250 usuários por local.

Praças em funcionamento

1) Praça Carlos de Castro (Avenida Rubens Caramez – Centro)
2) Praça 18 de Fevereiro (Avenida Rubens Caramez – Centro)
3) Estádio Municipal André Nunes Jr. (Rua Prof. Dimarães Antônio Sandei – Jardim Nova Itapevi)
4) Praça na Entrada de Itapevi (Rodovia Coronel PM Nelson Tranchesi, próximo ao Estádio Municipal)
5) Praça José Batista Silveira (Rua Geraldo Vasques x Avenida Presidente Vargas – Jardim Nova Itapevi)

Conecta Itapevi

O Conecta Itapevi também está instalando fibra óptica para conectar com mais rapidez e eficiência à rede mundial de computadores todas as unidades de saúde, assistência social e escolas, além de prédios administrativos e outros pontos de interesse público.

Desde o final de setembro, parte das secretarias municipais já está operando com a tecnologia e cerca de 95% das escolas contam com acesso mais veloz a internet, com isso facilitando e agilizando o trabalho.
Todos os equipamentos de saúde já estão conectados por meio de fibra óptica, com velocidade de 20 MB, dez vezes superior à atual.

Outra vantagem da instalação da fibra óptica é que os serviços de monitoramento por câmeras da cidade ficarão mais efetivos. Além disso, os usuários de Itapevi também poderão contratar serviços de banda larga de alta velocidade baseados na tecnologia.