Nesta quarta-feira (26), 13 bailarinos da Escola Livre de Dança de Itapevi participam do Festival da Sapatilha em Joinville, em Santa Catarina. A equipe irá acompanhada de uma coreógrafa e um diretor.

Itapevi participa do festival nas modalidades de solo jazz avançado, solo contemporâneo avançado, duo avançado contemporâneo e conjunto avançado contemporâneo. As apresentações de Itapevi acontecem na quinta-feira (28), sexta-feira (28) e no sábado (29), a partir das 14h.

As atletas irão com transporte custeado pela Prefeitura, que também oferece estrutura para a realização das aulas e preparação para as competições disputadas em todo o país.

O Festival da Sapatilha está inserido no Festival de Dança de Joinville, que acontece entre os dias 17 e 29 de julho.

Independente de subgênero, todas as cidades participantes competem entre si (solos, duos, trios e conjuntos). No total, os artistas viajam de 25 estados diferentes, além de países, como: Estados Unidos, França e Paraguai, para participar do evento.

O Festival de Dança Joinville – Festival Sapatilha é considerado o maior de dança do mundo pelo Guinness Book desde 2022 por conta do maior número de participantes. O evento recebe este ano mais de 13 mil bailarinos.

A primeira vez em que o festival foi citado no Guinness Book eram 4 mil participantes, segundo a organização do evento. O ano foi 2002. Dez anos depois, em 2022, 10 mil dançarinos foram até Joinville para participar do evento.

Feira da Sapatilha

A Feira da Sapatilha reúne as tendências em moda, figurinos, equipamentos, artesanato e tecnologia. Durante a 40ª edição, o Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen – espaço que recebe o festival; recebe os produtos e estandes.