A Prefeitura de Itapevi reformou o Centro de Convivência do Idoso neste ano e a principal melhoria foi a ampliação de oficinas e vagas. Com isso, 500 idosos foram atendidos pela instituição somente em 2019, um aumento de 32%, em relação ao ano anterior, quando 380 pessoas receberam os serviços no local.

O CCI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica na Avenida Cesário de Abreu, 915, no Bairro dos Abreus. A proposta da unidade é oferecer um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e em isolamento social.

As atividades são organizadas em grupos, proporcionando a convivência de diferentes culturas e vivências entre os usuários. As oficinas são de ginástica, dança de salão, informática, dança terapia, pintura em tela, jogo de mesa, gestão de saberes (alfabetização), karatê adaptado, capoterapia, artesanato, tricô e crochê, marketing pessoal (customização de roupas), yoga, pilates e culinária.

Neste ano, além das atividades acima, aconteceram desfiles de moda, com direito a passarela, disputa em jogos regionais, tardes com músicas e muito mais. Essas interações tem o objetivo de desenvolver nos idosos um sentimento de pertencimento, com ações de fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário.

Viva Maturidade

O Centro de Convivência foi remodelado para atender as demandas do programa Viva Maturidade, lançado em abril para promover o protagonismo social da terceira idade, estimulando o empreendedorismo, desenvolvendo a autonomia, a autoestima e o bem-estar do idoso por meio de oficinas como informática, gastronomia e alfabetização.

Por meio do Viva Maturidade, o CCI oferece oficinas de ginástica, dança-terapia, dança de salão, coral, bordado em renda filé, pintura, jogos de mesa, gestão de saberes (alfabetização), informática, karatê adaptado, capoterapia, artesanato, tricô e crochê, marketing pessoal, customização de roupas, yoga e gastronomia.

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania em parceria com a Organização Social Conexão, o programa tem o apoio das empresas Alelo, Unisys, Casa Suíça e Cielo.