Todo mundo gosta de viver em um lugar bonito e bem arborizado. Sem dúvidas espaços mais verdes e aconchegantes são áreas mais valorizadas e saudáveis. A Prefeitura realiza, permanente, a doação de mudas de plantas de espécies frutíferas, de paisagismo e de reflorestamento de forma gratuita para os moradores. Simultaneamente também realiza plantios por toda a cidade.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais, foram realizadas, entre os anos de 2019 até julho desde ano, 4.386 doações de mudas e foram plantadas 5.627 mudas por toda cidade.

Os plantios realizados também atendem aos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental firmados junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Doações são gratuitas

Para quem deseja obter uma muda, é necessário comparecer presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal de Itapevi (Rua Heloísa Hideko Koba, 21 – Vila Nova Itapevi) e fazer sua solicitação, preenchendo um formulário com dados pessoais, como: endereço, nome completo, RG e CPF e telefone para contato.

Algumas das 25 espécies disponíveis para doação são: ipê amarelo, roxo, branco, araçá, jacarandá, sangra d’água, dedaleiro, ingá, dentre outros.  Cada munícipe, por endereço, tem direito a doação de uma muda.

As mudas doadas pela Prefeitura e plantas da cidade são fruto também de doações como forma de compensações ambientais. Neste ano, a Prefeitura doou 283 mudas de plantas e realizou o plantio de 327.

Mais informações sobre as doações de mudas podem ser obtidas pelo telefone 4205-4345 ou pelo e-mail gestaoambiental.smada@gmail.com.