As obras da quinta Escola do Futuro de Itapevi em construção na Cohab (Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a Rua Amanduá – Setor A) alcançaram 75% de execução, de acordo com o último balanço realizado neste mês. A nova unidade que já entra num modelo moderno para mudar o paradigma da educação no município deverá ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024. O investimento chega a mais de R$ 38 milhões.

A exemplo das demais que se encaixam nesse revolucionário conceito, a unidade atenderá outros mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental dos bairros próximos, com ensino de período integral. Dessa forma, terá formato igual aos das outras três escolas já em funcionamento – Parque Suburbano, Jardim Santa Rita e na Vila Dr. Cardoso. Além da Cohab, outra unidade é construída em Amador Bueno.

Dentro desse formato, a Escola do Futuro da Cohab contará com piscina semiolímpica de 25 metros aquecida e coberta, laboratório e brinquedoteca. No total, serão 28 salas de aulas, além de ateliê criativo e outros espaços para atividades pedagógicas e lúdicas. O local terá quadra poliesportiva, auditório e parque externo com playground.

A grande novidade está no conceito de sustentabilidade implantado na edificação que irá abrigar a unidade. O prédio será alimentado por um sistema de energia solar próprio, com placas fotovoltaicas. Uma cisterna ficará responsável pela captação de águas pluviais (das chuvas) para serem reaproveitadas no local. A ideia é se tornar um modelo ecologicamente correto.

Grade curricular

O formato inovador estabelecido garante 32 aulas semanais aos estudantes. Deste total, 23 são obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, com Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo, além da utilização da plataforma Google For Education e de Chromebooks em diversas disciplinas. Cada uma delas terá a duração de 50 minutos.

Os matriculados terão no local café da manhã, colação (distribuição de uma fruta), almoço e café da tarde. Os alunos terão aulas extras de natação.

Panorama das escolas

Além das três em funcionamento, as obras prosseguem na Escola do Futuro de Amador Bueno e atingiram 92% de conclusão, até o fim de novembro. Itapevi tem outras unidades adaptadas e transformadas para tempo integral: Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

Também está em licitação a construção de uma Escola do Futuro no Vale do Sol/Jardim Julieta e outra no Jardim Cruzeiro. O município também já planeja uma unidade no Jardim Bela Vista.

A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral.