“Sorrir, abraçar, elogiar. Se colocar no lugar do outro. Viver o hoje”. Estes são alguns dos ensinamentos da palestra de Douglas Camargo, idealizador do projeto “Inspire Alguém Hoje”, voltado para o público jovem, que trata de assuntos como depressão, automutilação, bullying, pensamentos suicidas e drogas.

O evento foi realizado nesta quinta-feira (5), pela Prefeitura de Itapevi, como parte das ações da campanha municipal Setembro Amarelo “Mês de Valorização à Vida” e reuniu dezenas de jovens na Câmara Municipal.

“Precisamos ficar atentos aos nossos sentimentos, aprender a lidar com as nossas dores e com as dores do outro. Precisamos aprender a valorizar as dificuldades e entender que elas fazem parte do nosso crescimento, do nosso fortalecimento”, ensina Camargo no encontro motivacional que fala a linguagem dos jovens.

Para Jéssica Roldão, de 24 anos, moradora do Jardim Santa Rita, o encontro também ensinou a como lidar com pessoas que estejam com depressão. “Conheço uma pessoa que já passou por uma depressão séria e muitas vezes não sabia lidar com isso. Agora me sinto mais preparada”.

Victoria Beatriz dos Santos Oliveira, de 17 anos, que mora na região central, também sentiu identificação com a palestra. “A gente precisa se aceitar e entender que o diferente não é ruim ou bom é apenas isso: diferente. Somos únicos e devemos aceitar o hoje como um presente que precisa ser vivido de verdade”.

Outras ações

Além da palestra, também fazem parte da campanha municipal exposição fotográfica, divulgação do curta-metragem “Empatia Salva Vidas”, do instrutor de cinema Marcos Menezes e rodas de conversa com os jovens. Todas essas ações foram idealizadas pela Secretaria de Cultura e Juventude.

A exposição Setembro Amarelo, da fotógrafa Pâmela Donato, é um ensaio sobre o tema realizado com os alunos da Escola Livre de Teatro e Circo e fica instalada na Câmara Municipal até o dia 13. A mostra também percorrerá os shoppings da cidade a partir de 16 de setembro.

No dia 19, às 13h, acontece no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) roda de conversa com o escritor Cláudio S. Filho, autor do livro “Um Conto Sobre Ela”, que será lançado no próximo mês. O CREAS fica na Av. Ana Araújo de Castro, 494 – Jardim Itapevi.

No dia 30, às 15h, a roda de conversa acontece na Secretaria de Cultura (Av. Luiz Manfrinato, 194 Centro), com a psicóloga Ana Carolina Fonseca, da ONG Emoção e Vida.

Atendimento especializado

Em Itapevi, há três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que oferece atendimento especializado por meio de consultas e grupos terapêuticos de acolhimento, com psicólogos e psiquiatras.

Além dos CAPS, também existe o serviço de psicologia ambulatorial realizado em quatro unidades básicas de saúde e atendimento de emergência no pronto-socorro central.

Os encaminhamentos psicológicos e psiquiátricos devem ser feitos por médicos da rede municipal de saúde.