A Prefeitura de Itapevi lançou a campanha Pode ser Rosa, Pode Ser Azul. Novembro Azul é o mês da conscientização da população masculina no controle e prevenção do câncer de próstata. O Mistério da Saúde aponta 68.220 novos casos em 2018, sendo o segundo câncer mais frequente entre os homens.

Para ajudar na prevenção, a rede municipal de saúde de Itapevi vai realizar até o final do mês a análise clínica do sangue de PSA em homens acima de 40 anos. O interessado deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e solicitar o agendamento.

Caso o resultado indique alguma alteração esse paciente será encaminhado para um urologista, que fará o exame mais detalhado para avaliar o quadro clínico do paciente.

Fatores de riscos

É importante ressaltar quais são os fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver este tipo de câncer:

• Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram essa doença antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco em homens com peso corporal mais elevado

Prevenção

Uma alimentação saudável e balanceada com uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Evitar gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.

Conheça os fatores que mais ajudam a prevenir:

• Ter uma alimentação saudável.
  • Manter o peso corporal adequado.
  • Praticar atividade física.
  • Não fumar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Sintomas

• Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Alterações como prostatite e hipertrofia benigna também são identificadas.