Fundação Abrinq divulgou, nesta quarta-feira (1º), os municípios brasileiros que se destacaram na gestão 2017-2020; Itapevi recebeu o prêmio pela primeira vez

Itapevi é um dos 125 municípios brasileiros certificados no Programa Prefeito Amigo da Criança, promovido pela Fundação Abrinq, que divulgou, nesta quarta-feira (1º), os vencedores da 6ª edição da premiação, que avaliou as gestões 2017-2020.

O programa é uma iniciativa da Fundação Abrinq criada, em 1996, com o intuito de mobilizar, engajar e apoiar tecnicamente os gestores públicos e suas equipes no planejamento e na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O programa cobre, em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal.

Apenas 15 prefeituras paulistas, de 349 inscritas, foram contempladas com o selo do programa, nesta edição. Na região Oeste, Itapevi e Barueri foram as únicas certificadas. No total de inscritos, 2.346 municípios concorreram ao prêmio, em todo o território nacional.

Itapevi já havia se inscrito em 2009 para concorrer ao selo. Mas foi apenas na edição atual que a cidade foi reconhecida pela primeira vez.

Nesta edição, a avaliação levou em consideração dois eixos de análise para o reconhecimento das ações: Gestão Pública e Políticas Sociais, como a criação e manutenção de conselhos, promoção de vidas saudáveis, acesso à educação de qualidade e proteção em situações de risco da infância e adolescência

Destaques

Uma ação de destaque promovida por Itapevi que contribuiu para a certificação do selo foi a implantação do Programa Casa Lar, em 2019, que consiste no acolhimento de crianças e adolescentes (de 0 a 17 anos) em situação de vulnerabilidade social.

O serviço é oferecido em seis unidades no município, com 10 acolhidos em cada residência, de modo a reproduzir o ambiente familiar, promovendo a autonomia e o convívio destas crianças e adolescentes com a comunidade.

Outros pontos de destaque foram: o aumento de 10,7 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo – de 87,7%, em 2016, para 98,4%, em 2019; e o aumento de 8,3 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa pré-escola) – de 86,4%, em 2016, para 94,7%, em 2019.