Evento também foi marcado por assinatura que autoriza abertura de licitação para reforma completa da unidade hospitalar

Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura iniciou as obras de ampliação do Pronto-Socorro Central e aconteceu também a autorização de abertura de licitação para a reforma geral do local.

A cerimônia marcou a ação 21 das 61 atividades programadas para comemorar o aniversário de Itapevi.

Com as obras de construção do novo anexo, 15 novos leitos serão somados à unidade que atualmente funciona com 40 para atender aos moradores. A ampliação estará concluída em cerca de oito meses, com uma nova sala de espera/visitas com recepção; quatro enfermarias com banheiros; uma sala de isolamento e um depósito.

Reforma estrutural

Já a reforma do PS deve acontecer ainda neste ano, mas sem previsão do início, já que é necessário respeitar as etapas do processo licitatório. Os trabalhos preveem otimização da sala de emergência (instalação de quatro leitos novos para pacientes em casos graves, mais oito para aqueles que foram estabilizados e ainda necessitam de atendimentos e cuidados especiais), nova sala de observação com boxes para atendimento individualizado, aumento de leitos da psiquiatria e de consultórios clínicos, nova área de medicação com maior capacidade de atendimento, revisão geral da infraestrutura (forro, pintura e reposição de tomadas), além de instalação de ar condicionado.

A reforma possibilitará mais agilidade no atendimento e mais conforto aos pacientes. O Pronto-Socorro Central realiza atendimentos de urgência e emergência nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia, psiquiatria e ortopedia.

Essas medidas fazem parte de recomendação de técnicos do Hospital Albert Einstein contratados em 2019 pela administração municipal para prestar consultoria para promover melhorias na saúde do município.

Durante a inauguração, que contou com a presença de diversas autoridades públicas do Executivo e do Legislativo locais. O PS Central atende diariamente cerca de 800 pacientes, recebendo uma média de 50 internações por dia com período de permanência de cinco dias por paciente internado. São 14 remoções diárias para outros hospitais.

Fornecimento de refeições

O PS Central foi um dos Prontos Socorros a receber melhorias desde 2019 com o fornecimento de alimentação, além do Cardoso e de Amador Bueno. Em média são oferecidas 240 refeições por dia.

Eliana Moraes, 52, comerciante, que acompanhava a tia internada cm pneumonia, elogiou as medidas. “Ampliando o PS certamente vai desafogar os atendimentos e a reforma é necessário porque traz mais dignidade e respeito para quem precisa de atendimento”, avaliou.

Mais melhorias

No segundo semestre, a Prefeitura também entregará o primeiro Pronto-Socorro Infantil da história de Itapevi. A nova unidade irá funcionar próximo ao PS Central, na rua José Michelotti, na Cidade Saúde, e atenderá crianças de 0 a 11 anos.

Unidade Móvel

No início de fevereiro, a Unidade Móvel de Saúde começou a atender moradores do bairro Quatro Encruzilhadas. A novo equipamento foi entregue pela Prefeitura e atende uma antiga demanda da população para levar serviços de saúde para os bairros mais distantes de Itapevi. A carreta está no bairro de Cruz Grande, onde ficará estacionada até o dia 13 de março, na escola Irmã Jecia Pinheiro (Avenida Cruz Grande, 2.500).

Farmácia Dose Certa

Um grande desejo da população e que agora tornou-se realidade. Começou a funcionar em fevereiro a inédita Farmácia Dose Certa de Itapevi. O serviço, que funciona na Praça 18 de Fevereiro, no Centro, visa ampliar o acesso da população aos medicamentos. A Farmácia tem capacidade para atender cerca de 60 mil moradores por mês. A unidade moderna funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

ItapeVida

As benfeitorias fazem parte do ItapeVida, um programa de saúde, lançado em 2019, que reúne diversas ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal e melhorar a vida dos pacientes da rede pública, como por exemplo, o início do fornecimento de alimentação nos três prontos-socorros de Itapevi (Central, Cardoso e Amador Bueno), em abril passado, uma antiga reivindicação dos pacientes itapevienses.