Atendimento começa no dia 14; jovens que fazem 18 anos neste ano devem fazer o alistamento até junho

A Junta Militar mudará de endereço e vai atender, a partir de terça-feira (14), no Resolve Fácil (Rua José Michelotti, 347, na Cidade Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Até então, a unidade funcionava na R. Escolástica Chaluppe, 62, no Centro. Mas o local não oferecia a infraestrutura adequada para a realização dos serviços e um atendimento confortável.

Já o Resolve Fácil oferece instalações mais adequadas, com espaço amplo, cadeiras de espera, ar-condicionado, segurança e senhas eletrônicas.

Alistamento obrigatório

Jovens que completam 18 anos em 2020 devem fazer o alistamento pelo site: www.alistamento.eb.mil.br. O alistamento é obrigatório e deve ser feito até o dia 30 de junho. Os documentos necessários são: RG, CPF, Comprovante de Endereço, e-mail e número de celular válido.

A seleção é feita a partir de julho, quando alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nesta etapa, os selecionados são submetidos a avaliações médica, odontológica, física e psicológica para verificar se estão aptos.

Quem não se alistar fica impedido de:

– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

– Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

– Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

– Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;

– Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Além dos impedimentos, quem não se alistar no exército dentro do prazo estipulado fica devendo uma multa de R$ 4,44.

A multa deve ser paga nas agências do Branco do Brasil, Lotéricas ou Correios.