A Prefeitura de Itapevi vai ampliar a interdição da Rua Irineu Chaluppe, a partir das 10h deste sábado (9), até a esquina com a Rua Luís Manfrinato, no Centro. A medida será adotada em razão do avanço das obras da última fase da canalização do Córrego Vale do Sol – Fase 1, que vai acabar de vez com as enchentes nessa região e no Jardim Rainha. Devido a esse bloqueio, haverá alterações no tráfego de veículos nas vias próximas.

Por causa dessas mudanças, a Rua Luís Manfrinato passará a ter duas mãos de direção no trecho até a esquina com a Rua Manoel Alves Mendes. A implantação dessa ação será para receber o trânsito da Irineu Chaluppe de quem vem do Jardim Rainha e se desloca para a região central da cidade.

A mesma iniciativa de sentido duplo será aplicada ainda na Rua Manoel Alves Mendes até a esquina da Rua Leopoldina de Camargo, onde os motoristas deverão virar à direita e, em seguida, à esquerda na Rua Vereador Paulino Lanzillo até chegar à Avenida Cesário de Abreu.

A partir desse ponto, os condutores podem decidir se vão à direita em direção à rotatória para ir a outros bairros da cidade, ou à esquerda rumo ao Centro de Itapevi. Antes, a interdição na Rua Irineu Chaluppe prosseguia até a esquina da Rua Leopoldina de Camargo.

A Prefeitura também liberou a alça de acesso que liga o Viaduto José dos Santos Novaes até o Terminal Rodoviário, em direção à Avenida Feres Nacif Chaluppe.

Sobre as obras

A última etapa da canalização consiste na construção de uma nova galeria de captação de águas pluviais (das chuvas) com 330 metros de extensão, cujo trecho vai das proximidades do Terminal de Ônibus até a esquina das ruas Irineu Chaluppe e Luís Manfrinato. Haverá intervenções no trânsito para essas obras.

Os serviços serão feitos em quatro partes. Ao longo desse prazo, os funcionários farão a retirada do asfalto existente e avançarão com uma escavação de três metros de profundidade. Depois, haverá a colocação de aduelas de concreto, de 1,5 m por 2,5 m, que formarão a nova galeria.

Para interligar a captação das águas, as vias receberão ainda bocas de lobo. Ao final, as ruas que passaram pela escavação e implantação serão pavimentadas para as vias voltarem a sua condição original. A primeira parte das obras já foi concluída e abrange um trecho de 60 metros, a se iniciar próximo ao Terminal de Ônibus até chegar à esquina com a Rua Irineu Chaluppe.

Próximas etapas

A segunda parte da obra tem um trecho de 110 metros, ao longo da Rua Irineu Chaluppe, próximo ao começo da Rua Leopoldina de Camargo e a terceira etapa será executada em outros 40 metros em direção a esquina com a Rua Escolástica Chaluppe. Os serviços da quarta e última fase dessa galeria abrangerão o maior trecho da galeria, com 120 metros até o cruzamento com a Rua Luís Manfrinato.

Início em 2022

Os trabalhos da Fase 1 foram iniciados em abril de 2022 na região central, na altura do Viaduto José dos Santos Novaes e seguiram nas vias Cesário de Abreu, Eleutério Marçal dos Santos, Leopoldina de Camargo, Manoel Alves Mendes, Luís Manfrinato e Escolástica Chaluppe. Na sequência, as obras avançaram pelo Jardim Rainha, passando pelas ruas Benedito Dias Siqueira, Dr. José Pedro de Castro, Ana Araújo de Castro e Avenida Nove de Julho.

Segunda fase em 2024

A Prefeitura começa, ainda neste ano, a segunda para contemplar a continuação dessa canalização até as imediações do antigo Clube Vale do Sol. Nessa região, será construído um grande piscinão para captação de águas. Com a obra completa concluída, haverá a solução total contra as enchentes.