A Prefeitura de Itapevi realiza, às 19h do dia 20 de outubro (sexta-feira), a cerimônia de encerramento do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE). O evento acontece no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Parque Suburbano).

O treinamento faz parte do programa federal Saúde com Agente. Receberão o diploma 36 ACSs e 20 ACEs. Os presentes terão direito a um jantar especial e confraternização. São esperadas cerca de 250 pessoas entre formandos, familiares,  autoridades,  responsáveis técnicos de enfermagem, orientadores dos alunos e profissionais.

O diploma dos estudantes será fornecido de forma virtual com o nome “Documento Conclusão do Curso”. Basta acessar o link do curso (clique aqui). Os formandos irão reforçar o time de 89 ACSs que trabalham na cidade e de 45 ACEs.

O ACS desenvolve atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde por meio de visitas domiciliares e as ações educativas individuais e/ou coletivas nos domicílios e na comunidade. Eles estão habilitados a atuar na identificação, prevenção e controle das doenças.

Já o ACE exerce atividades de prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com a Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde.

Formação

Em Itapevi, a formação desses profissionais aconteceu no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração de 10 meses. O objetivo do programa é aprimorar a formação de profissionais para atuarem no SUS de forma a zelar pela formação de recursos humanos na área da saúde. O programa foi instituído em 2020 pelo Ministério da Saúde (MS).